BrasilDestakes

“Viva Vida Mulher “ – ONG distribui almofadas terapêuticas para apoiar a recuperação de pacientes oncológicas

Getting your Trinity Audio player ready...

Por Cláudia Santos

Enviadas para mulheres de todo o Brasil, mais de duas mil almofadas já foram distribuídas, levando carinho e alívio às pacientes em tratamento.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2021, o Brasil registrou um total de 231.694 óbitos por câncer. E  o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. No mesmo ano, a taxa de mortalidade ajustada por idade foi de 11,71 óbitos por 100.000 mulheres, totalizando 18.139 mortes.  Estima-se que, até 2025, o país registre 73.610 novos casos de câncer de mama, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause aproximadamente 18.000 mortes anualmente.

Unindo forças para reduzir essa estatística, nasceu a organização não governamental (ONG) Viva a Vida Mulher – Ainda Há Esperança! Um projeto social acolhedor que abraça mulheres com câncer de mama, levando alegria e esperança.

A organização foi fundada em outubro de 2015,  a partir da transformação do luto em uma luta contra o câncer e da dor em amor.

Fundadora e presidente, Silvia Andrade e a paciente integrante da ONG.

A fundadora e presidente, Silvia Andrade, é a protagonista dessa história real e compartilha sua dolorosa experiência, pois viveu essa dor na própria pele. Silvia iniciou essa batalha contra o câncer quando seu filho primogênito, Gabriel, de 26 anos, foi diagnosticado com um tumor agressivo no testículo. Foram dois anos e meio de uma intensa luta que, infelizmente, resultou no falecimento de Gabriel,  no ano de 2015.

“Eu perdi meu filho para o câncer. O Gabriel faleceu aos 26 anos, após dois anos e meio de luta, mas não resistiu. Em outubro, ainda em meio ao luto, organizei meu primeiro evento para mulheres, e desde então não parei mais. Estamos acolhendo mulheres há dez anos. Muitas passaram por nós — algumas foram curadas, outras partiram e outras ainda continuam lutando. Mas nosso trabalho não para!”

Ao lado da coordenadora-geral da ONG, Mirian Vianna, os trabalhos são extensos, promovendo diversas campanhas ao longo do ano. No entanto, o evento oficial acontece em outubro, reunindo centenas de mulheres no Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama.

De acordo com a fundadora do “Viva Vida Mulher”, anualmente, entres os  meses de janeiro e fevereiro, a instituição recebe cerca de uma tonelada de alimentos da prefeitura de Cabo Frio, localizada na Região dos Lagos, município do Rio de Janeiro. Esses alimentos são destinados a igrejas locais, pacientes oncológicas e até mesmo a outras instituições.

O projeto Viva Vida Mulher – Ainda Há Esperança promove diversas campanhas importantes, como a arrecadação de fraldas geriátricas e cadeiras de rodas para atender pacientes oncológicas em situação de vulnerabilidade. Além disso, também realiza a distribuição de andadores, muletas, perucas e um leite especial para mulheres que apresentam maior sensibilidade ao tratamento.

Todo esse acolhimento e amor são simbolizados por uma almofada terapêutica em formato de coração. Produzida pela própria ONG e também recebida por meio de doações de outras instituições, essa almofada tem um papel fundamental no conforto das pacientes. Enviadas para mulheres de todo o Brasil, mais de duas mil almofadas já foram distribuídas, levando carinho e alívio às pacientes em tratamento.

Atualmente, a ONG busca um espaço mais adequado e confortável para os atendimentos. No momento, as atividades são realizadas em um local cedido pela prefeitura, mas ainda enfrenta dificuldades com necessidades básicas. Apesar disso, os atendimentos acontecem duas vezes por semana. Além das doações, a ONG arrecada recursos financeiros por meio de um bazar beneficente, realizado em prol das pacientes, carinhosamente chamadas de “princesas” pelo Viva Vida Mulher.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outros Destakes

Mais notícias nessa categoria:Brasil

Comments are closed.