Vidas são transformadas na periferia da Cidade do México
“A única maneira de trazer paz para a comunidade é saindo das quatro paredes da igreja”
Na periferia das imediações da Cidade do México, num bairro onde não há água potável nem eletricidade, a pastora Guadalupe Hernández faz a diferença. Pobreza e altos índices de criminalidade são as características do bairro onde sua igreja está localizada, no município de Los Reyes. Um lugar onde ruas escuras e sem asfalto são o esconderijo perfeito para mal-intencionados realizarem seus crimes.
Certa vez, ela pegou um rapaz que estava tentando assaltar a igreja em flagrante. “Não há nada para roubar aqui. O que você está procurando?” – foi sua reação. O rapaz disse que queria comida, então ela respondeu que ele poderia dormir lá, ajudá-los com algum trabalho e receberia comida em troca. Hoje o rapaz não usa mais drogas nem álcool. Ele voltou para a cidade natal, Oaxaca, e é um homem restaurado.
Guadalupe também serve numa cozinha comunitária financiada pelo governo federal. Ela fornece comida para 60 pessoas por dia. Em recompensa por seu trabalho voluntário, as mulheres que trabalham na cozinha recebem também comida para si e sua família. Através de programas como esse, ela tem ajudado muitas famílias que estavam em situação difícil. “Eu me lembro de uma mulher que começou a beber muito depois que seu marido morreu, devido à solidão e desespero. Eu a convidei para trabalhar na cozinha e logo depois ela parou de beber; hoje ela é uma grande líder”, testemunha.
Com a ajuda de membros da comunidade, Guadalupe consegue manter as ruas limpas e já trouxe eletricidade para alguns lugares públicos e casas. Vendo oportunidade em tudo, ela diz: “A única maneira de trazer paz para a comunidade é saindo das quatro paredes da igreja, alcançando as pessoas e fazendo o trabalho que precisa ser feito”.
Fonte: Portas Abertas