Colunistas / ArtigosPr. Jean Max

VENHA O TEU REINO

Ministro do Evangelho , pastor auxiliar da ADIG (Assembleia de Deus na Ilha do Governador)  Conferencista Internacional  casado com a cantora Mízi Lenne, pai de Três filhos.

Ministro do Evangelho , pastor auxiliar da ADIG
(Assembleia de Deus na Ilha do Governador)
Conferencista Internacional
casado com a cantora Mízi Lenne, pai de Três filhos.

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” – Mt 6.9-10

 VENHA O TEU REINO

Por causa da nossa formação cultural, não é fácil, para nós brasileiros, entender algumas expressões da Bíblia; entre elas, em especial, a questão do Reino de Deus. Faz muito tempo que o Brasil abriu mão da monarquia e essa decisão tirou de nós a capacidade de entender de forma natural como os reinos funcionavam.

Apesar da nossa natural dificuldade, um pouco de história do Brasil vai nos ajudar a entender o que Jesus de fato quis dizer quando ensinou a orar dizendo: “Venha a nós o teu Reino”.

O Brasil foi colonizado por Portugal, isso todos sabem. O que nem todos atentam para esse fato é que, para ser colonizado, antes, o Brasil teve que ser conquistado.

O Brasil estava sob o domínio indígena, quando as caravelas portuguesas aqui chegaram por engano. Reconhecida a terra e percebendo que os índios não tinham condições de oferecer grandes resistências, Portugal tratou de se apropriar dessa terra, como se ela já fosse dele. Logo, Portugal é o que podemos chamar de Reino Invasor.

O Reino Invasor (Portugal) impôs sobre o Reino Conquistado (Índios) suas leis, culturas e idioma e, com isso o Brasil passou a seu uma espécie de extensão da Coroa Portuguesa. O interessante nessa dominação é que não houve guerra. Os índios praticamente aceitaram o domínio português sem criar grandes problemas. O resultado foi o que temos hoje: a população indígena quase desaparece do mapa, seu idioma e cultura idem. O pouco da influência indígena que ainda temos entre nós é aquela que Portugal quis aproveitar e (nomes, comidas, etc). Pouca coisa do antigo Brasil ficou; somos herdeiros culturais do Reino de Portugal.

Nosso país acaba de renovar o mandato da Presidenta Dilma. Ela está no trono desse país. Estaremos torcendo e orando para que ela faça um bom governo e não contrarie as leis de Deus. Sabemos que por mais quatro anos viveremos sob as leis aprovadas por ela, mas vamos continuar clamando: Jesus; venha a nós o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Obs: Quando chamei os índios de brutos e comparei Portugal a com o Reino de Deus, não o fiz com a intensão de apresentar uma escala de importância moral ou social entre eles. A comparação foi feita apenas como ilustração para chamar à luz a ideia de que o Reino de Deus é superior e melhor que o nosso. Quem conhece bem a história da colonização brasileira sabe que o reino português não tem do que se orgulhar diante dos índios como nós também não temos diante deles. Sabemos que todo homem é igual perante Deus independente de etnia.

Salvo certas exceções, posso até afirmar que Portugal foi bem recebido pelo antigo Brasil. Os índios (em geral) queriam e até preferiam o Reino de Portugal aqui. O que o português tinha para oferecer, seus presentes e métodos eram bem aceitos pelos índios. Por isso foi tão fácil.

Eis a questão proposta por Jesus: nós somos os índios, brutos vivendo como pessoas naturais que não conhecem a Deus e nem os benefícios de uma convivência com Ele. Clamar pela vinda do Reino de Deus é o mesmo que aceitação do seu domínio sobre nós. Aprenderemos sua língua; aprenderemos seus costumes; viveremos sob as suas leis. Ele será o nosso Rei.

Essa é a principal mensagem da Bíblia. Um Reino veio de fora, de cima, do alto. Esse reino tem leis melhores que as nossas. Esse reino é mais próspero e mais justo que o nosso. O rei desse reino não tem quem se compare a Ele. Ele é sábio, justo e bom. Nós, de boa mente, preferimos esse reino, o Reino de Deus.

João Batista entendeu isso tão bem que clamava pelo deserto dizendo: Arrependei-vos porque o Reino de Deus está próximo. Entenda a mensagem desse profeta como um alerta de alguém que na verdade diz: Deus implantará seu reino sobre esta terra, não tem como evitar, não adianta resistir, é melhor que nos rendamos a Ele. Arrependam-se de terem vivido de forma oposta às Leis desse Rei e vivam como esse Rei determinar.

Pastor Jean Max

www.jeanmax.com.br

 Leia Também :

ONDE ESTÃO OS ESDRAS DE DEUS?

O PERIGO DA IGNORÂNCIA

ONDE ESTÃO OS VERDADEIROS MILAGRES ?

OS PRIMEIROS FILHOS DE JÓ

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *