Colunistas / ArtigosPr. Marcos Fernandes

VAI LAVAR OS PÉS OU AS MÃOS? QUAL A BACIA QUE VAIS USAR? A DE PILATOS OU DE JESUS? João 13.5.

Pastor, casado pai de 4 filhos, teólogo, Compositor e Intérprete

Pastor, casado pai de 4 filhos, teólogo,
Compositor e Intérprete

Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugara-los com a toalha com que estava cingido. João 13.5.

Ao ver Pilatos que nada conseguia, mas pelo contrário que o tumulto aumentava, mandando trazer água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Sou inocente do sangue deste homem; seja isso lá convosco. – Mateus 27.24.

Em uma reflexão simples, destes dois textos o primeiro fala-nos de Jesus com uma bacia lavando os pés dos seus discípulos; ensinado uma lição de humildade e servidão, era uma da última aula que ele ministrou para os seus discípulos, ele imprimiu na alma deles um dois maiores valores da liderança o legado de servo.

No segundo texto revela-nos que diante de todas as informações, Pilatos, pede uma bacia de água e lavas as mãos para dizer que não tinha nada haver. Lavar os pés dos seus discípulos como Jesus fez era um gesto de humildade sem precedente.

Lavas as mãos como fez Pilatos era um ato de covardia. Aquelas mãos, não ficaram limpas, porque embora a água da bacia fosse suficiente para lavar as mãos de Pilatos, sua consciência continuava suja. Em quanto que os pés dos discípulos estavam lavados para levar a mensagem de paz e amor.

Entre a bacia de Jesus que lava os pés e a bacia de Pilatos fico com opção de que com Jesus é tudo diferente. E então lavas os pés ou as mãos? Jesus ou Pilatos? Qual a bacia você vai usar? Uma lava os pés para ser humilde e servo.

A outra lava as mãos e deixa a consciência suja.

Pr. Marcos Fernandes / autor reflexão da madrugada Rio, 02 de setembro de 2015.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *