Brasil

Vacinação contra H1N1 começa segunda-feira (23/03) em Maricá.

Por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, antecipou para a próxima segunda-feira (23/03) a campanha de vacinação contra o Influenza (H1N1), que normalmente é realizada em maio. Esta etapa será destinada aos idosos acima de 60 anos – que correspondem a quase 18 mil em todo o município – e profissionais de saúde.

“A medida foi estadual, exatamente porque podem ter outro tipo de gripe que mascare esse coronavírus. As vacinas vem do estado e essa antecipação é justamente para que se possa fazer uma diferenciação entre a Influenza, mais conhecida, e o coronavírus”, afirma a secretária de Saúde, Simone Costa.

De acordo com Simone, para evitar o deslocamento como prevenção à propagação do Novo Coronavírus, as vacinas serão aplicadas nas próprias residências. Para isso, será montada uma força-tarefa com equipes dos programas da secretaria como o “Melhor em Casa” e “Reabilitação Domiciliar”, além de atuarem com o apoio dos agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

“Temos mapeadas onde essas pessoas estão. No Espraiado, por exemplo, as pessoas iam se vacinar no posto de saúde. Porém, lá no bairro tem locais de difícil acesso que só se chega com caminhonete 4×4. Por isso pedimos o auxílio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, assim como foi na campanha contra a Febre Amarela”, disse. “Como tem o telefone da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, as próprias pessoas podem ligar dizendo que têm idosos que vamos agendar todo mundo”, ressaltou.

Após o público-alvo, no dia 16/04 será a vez dos professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última etapa ficará para o dia 09/05 que será destinada para as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, doentes crônicos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

You may also like

More in:Brasil

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *