DestakesInternacional

Superando limitações de doença degenerativa – junto com a família, pastora agradece a Deus pela vida

Por Cláudia Caputi

Orléans, França – Uma noite marcada por muita adoração, fé e gratidão ficará registrada na memoria de membros, amigos e familiares que participaram do culto em ações de graças pela vida da pastora Cleonice e seu filho Apollos. A filha e cantora Zafenate Balbino não esteve presente por estar de resguardo do seu segundo filho.

O evento que aconteceu na noite do sábado, 12 de novembro, foi promovido pela igreja da qual ambos fazem parte, a Assembleia de Deus Nova Aliança em Orléans, situada na cidade francesa Orléans.

 

O ambiente ficou pequeno para centenas de convidados, entre membros locais e de outras denominações da cidade, que estiveram agradecendo a Deus juntamente com a família. Várias lideranças evangélicas também estiveram presentes. Entre elas, o pastor Paulo Siqueira, pastora Ana Cristina, pastor Jean Matheo, missionária Cintia, e outros.

Nascida em 16 de março de 1969, a pastora Cleonice tem sido um exemplo de superação para todos que têm o privilégio de conhecê-la, pessoalmente ou não. Ela chegou na cidade francesa ainda jovem e conquistou muitos amigos. É casada com o pastor Adilson Lourenço há 35 anos. O casal tem, quatro filhos e quatro netos,  duas filhas, Zoar Dias e Zafenate Balbino Alvarenga, e dois filhos, Apollos Libne e Athur Chistoffer. Superando limitaçõesde uma doença neurológica degenerativa, com a qual convive há mais de três anos, a pastora Cleonice ainda é ativa na obra missionária. Ela e seu esposo viajam por toda a Europa, enfrentando mais de 4.500 quilômetros de estrada, em prol da expansão do Reino de Deus.

A pastora Cleonice descobriu ser portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), aos 50 anos, uma doença rara que paralisa os músculos do corpo sem afetar as funções cerebrais. Os primeiros sintomas começaram em 2019, mas a doença foi realmente diagnosticada somente no início de 2020.

Mas a Esclerose Lateral Amiotrófica não conseguiu paralisar seu desejo missionário nem seu lindo sorriso e a alegria de viver. A celebração, que teve a direção da missionaria Geralda e do pastor Jean Carlos, contou com vários momentos que levaram a pastora às lágrimas. Ela orou, cantou e se emocionou muito! Com seu olhar e sorriso, ainda pôde se comunicar com todos que ali estiveram demonstrando amor e carinho pela pastora e sua família.

Pastora Cleonice Marques

Um dos momentos que mais emocionaram a pastora Cleonice foi quando presenciou sua filha Zoar e sua neta Melissa cantarem juntas. Adorar a Deus é o que a pastora mais gosta de fazer. Ela viveu inúmeros momentos de adoração como esse quando fazia dupla com Zoar na igreja.

https://www.instagram.com/reel/Ck4TVNPDGRJ/?utm_source=ig_web_copy_link

Durante a celebração, foram realizadas muitas homenagens por departamentos da igreja e amigos convidados. A programação também foi marcada por um momento profético, com unção e oração pela vida da pastora e do seu filho Apollo.

Durante o culto, o rapaz, que também enfrenta um difícil tempo na área da saúde, relembrou seu desempenho na bateria, onde mais atuava na igreja.

Apollos Libne tocando bateria durante o culto de gratidão

O pastor Jean Mattheo, preletor da noite, é líder da igreja Sola Gratia, na cidade de Orléans, e fruto do ministério do pastor Adilson e da pastora Cleonice. Antes da ministração da mensagem, ele relembrou quando entrou pela primeira vez em uma igreja evangélica. E, dirigindo-se à igreja, ele disse:

Eu sou tão grato pela sua vida, pelo seu ministério; eu me considero verdadeiramente como fruto deste ministério. A primeira vez que eu entrei em uma igreja evangélica, foi na igreja do pastor Adilson, e a pastora Cleonice louvava ao Senhor. Eu me lembro que a pastora Cleonice cantou no meu batismo.”

A grande festa foi encerrada com toda a igreja declarando “minha vida é de Deus”, ao som da canção “De quem é sua vida?”, na voz da cantora Zoar e do pastor Adilson Lourenço, pastor Arthur filho, caçula do casal, no teclado, e Apollo na bateria. Momentos lindos, de confraternização, carinho e gratidão a Deus, que ficarão para sempre no coração de todos os presentes.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso que causa paralisia motora progressiva, irreversível, comprometendo a fala, a respiração, a coordenação motora e outros movimentos. A doença afeta aproximadamente cinco a cada 100 mil pessoas em todo o mundo.

De acordo com Sociedade Brasileira de Neurologia, não há cura para a ELA. Com o tempo, as pessoas com ELA perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. Em geral, o óbito pode ocorrer dentro de três a cinco anos após o diagnóstico. 

GALERIA DE FOTOS

Outros Destakes

Mais notícias nessa categoria:Destakes

Deixe uma resposta