Saúde

Programa com escada ajuda aprimorar condicionamento cardiorrespiratório.

Que a atividade física desempenha papel fundamental para a saúde, ninguém duvida, porém, quanto seria o mínimo necessário para alguém que não se exercita conseguir conquistar uma discreta melhora de condicionamento físico?

Essa é uma pergunta que a ciência vem tentando responder ao longo dos anos.

Não há dúvidas de que quanto mais nos exercitamos, melhor se torna nosso condicionamento físico e melhor se tornam nossos indicadores de saúde. Porém, para quem não gosta de praticar atividades físicas, são inúmeras as desculpas para não iniciar ou não continuar com um programa de exercícios. Dentre as principais desculpas, a falta de tempo certamente é a mais citada.

Justamente por conta disso, pesquisadores da Universidade McMaster no Canadá têm desenvolvido pesquisas a fim de encontrar uma relação de duração e intensidade suficiente para o exercício ser rápido e ao mesmo tempo trazer algum benefício.

Para isso, o modelo de estudo definido pelos pesquisadores foi o seguinte: voluntários foram solicitados a subir três lances de escada, o mais rápido possível, três vezes por dia, três dias por semana, por seis semanas. Os pesquisadores até sugerem o termo “um aperitivo” de programa de exercício para ilustrar a característica do modelo.

Receita do “aperitivo”:

  • Três lances de escada
  • Três vezes por dia
  • Três dias por semana
  • Seis semanas

Os resultados dos estudos realizados até o momento confirmam que mesmo esse tipo de exercício de curtíssima duração já é capaz de promover uma modesta melhora no condicionamento cardiorrespiratório de indivíduos sedentários (medido através da determinação do pico de consumo de oxigênio).
É claro que subir três lances de escada três vezes por dia, três vezes por semana, por inúmeras razões, está longe de ser um programa adequado de atividade física, porém, é um primeiro passo bastante válido para quem busca adotar novos hábitos de vida a fim de se tornar mais saudável.

Fonte: G1

You may also like

More in:Saúde

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *