Orléans- Diversas ações foram realizadas na semana do Sabor
Foram oferecidas oficinas para crianças pequenas, especialmente no âmbito do revezamento intercomunitário da primeira infância.
Em Pont-Bordeau, a manhã de segunda-feira teve tempo coletivo nas instalações partilhadas com a multirrecepção; depois, em La Godde, na terça-feira, nas dependências compartilhadas com o programa extracurricular; na quinta-feira, foi em Boigny-sur-Bionne, nas instalações partilhadas com o programa extracurricular, depois em Semoy, na sala Roma do ginásio.
Durante estes períodos, as crianças descobriram diferentes frutas e vegetais, queijos, pães, especiarias trazidas pelas amas que frequentavam as oficinas intercomunitárias de revezamento da primeira infância.
Os sentidos estavam alertas: olfato, paladar, tato. As babás cortavam, fresavam, prensavam e permitiam que as crianças em condições de fazê-lo participassem dessa manipulação. Uma boa forma de descobrir uma alimentação variada e aceitá-la, vendo, cheirando e manuseando estas frutas e vegetais. Depois, degustando-os, em pedaços, amassados, em suco ou com chupeta para os mais pequenos.
Outras atividades em torno das leguminosas foram oferecidas pela União Intercomunitária de Restauração Coletiva, no lado extracurricular das escolas Paul-Langevin e Louise-Michel.
No meio da semana, os alunos descobriram as leguminosas e seus benefícios à saúde, como lentilha, grão de bico e feijão.
Os alunos de Paul-Langevin saíram com um marcador e um livreto de receitas para integrar mais facilmente esses alimentos em suas vidas diárias. Para os alunos da escola Louise-Michel, foram oferecidas descobertas táteis, questionários e jogos no intervalo do almoço.