Internacional

Nova presidente da Hungria diz que governa inspirada na Bíblia.

Katalin Novák é conhecida por apoiar os valores familiares

Katalin Novák, ministra da Família da Hungria até 2021, foi eleita presidente com retumbantes 137 votos no primeiro turno das eleições presidenciais de 10 de março, dando-lhe a necessária maioria de dois terços, enquanto seu oponente, o economista e advogado Péter Rónai, recebeu apenas 51 votos. .

Novák tem um currículo impressionante. Iniciou a sua carreira política em 2001 no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Hungria, onde trabalhou pela primeira vez em assuntos europeus. Em 2010, tornou-se assessora do chanceler e, de 2012 a 2014, atuou como chefe de gabinete do Ministério de Recursos Humanos. Em 2014, Novák atuou como secretária de Estado para Assuntos da Família e Juventude e em 2018 foi eleita para o parlamento do país.

Em outubro de 2020, ela foi nomeada ministra para Assuntos da Família, cargo que ocupou até o final de 2021, quando o partido governista Fidesz a nomeou como candidata presidencial. Novák foi vice-presidente do Fidesz de 2017 a 2021.

Além de estudar na Hungria, Novák se formou nos Estados Unidos e na França em economia, política internacional e direito. Ela é fluente em inglês, francês e alemão, além de húngaro.

UMA PAIXÃO PELAS FAMÍLIAS

Mas a mãe de três filhos é particularmente conhecida por suas fortes políticas pró-família, que são uma das principais prioridades de Novák. O governo húngaro implementou uma série de incentivos financeiros para corrigir as taxas de natalidade em declínio há muito tempo e populações em declínio.

Talvez a reforma mais notável que a Hungria promulgou seja uma isenção vitalícia de imposto de renda para mães que deram à luz pelo menos quatro filhos. Famílias grandes – famílias com pelo menos três filhos – também recebem vários benefícios, incluindo uma hipoteca sem juros de aproximadamente US$ 51.000 e um subsídio de US$ 33.000 para comprar uma casa maior. 

Além disso, o governo ajuda famílias numerosas a comprar veículos e paga o auxílio-maternidade aos avós que cuidam das crianças.

Segundo Novák, as políticas governamentais de apoio às famílias deram bons frutos: o número de casamentos duplicou em 10 anos – a taxa mais elevada da Europa – e o número de divórcios é o mais baixo em 60 anos. Os abortos diminuíram 41% e a taxa de natalidade aumentou 25% em 10 anos.

Família de Katalin Novák, marido István Veres e filhos (à esquerda) Tamás (2006), Ádám (2004) e Kata (2008). (Foto: página de Katalin Novák no Facebook)

De fato, Novák tem sido o rosto mais proeminente na política familiar e muitas vezes aparece em fotos e publicações com seus filhos e marido. Você pode seguir a página oficial do Novák no Facebook  aqui .

A POLÍTICA NA PERSPECTIVA DA ETERNIDADE

Tive a oportunidade de conhecer esta senhora de 44 anos – uma suave e ensolarada Dama de Ferro – em Budapeste em outubro passado durante o Café da Manhã Nacional Húngaro de Oração. Eu a entrevistei para a TV7, o canal cristão finlandês, sobre a política familiar cristã da Hungria. https://www.youtube.com/embed/syul4gNVFJ0

Novák falou sobre os valores cristãos que ela traz para a mesa e suas políticas voltadas para a família que têm uma perspectiva de longo prazo.

“Sim, ouvimos (críticas) de todo o lado. Mas se pensarmos na Bíblia, a decisão certa nem sempre é reconhecida no mesmo momento”, disse ela. “É uma questão de se pensarmos no futuro a curto prazo ou a longo prazo, desde a eternidade. Se tivermos em mente a eternidade, não precisamos nos preocupar tanto com as críticas que recebemos.”

Aprendi que Novák, como uma crente forte, colocava a oração como uma prioridade importante em sua agenda diária.

“Não foi muito fácil começar a ler a Bíblia todos os dias, mas já o faço há muito tempo. Começo meu dia com a Bíblia e tenho uma sensação de segurança com ela”, disse ela. “A Bíblia nos lembra todos os dias que nossa terra não pertence a nós, mas a Deus, e o poder não pertence a nós, mas a Ele. Nem devemos nos orgulhar de nossas realizações, mas Ele também merece crédito.”

“Se eu me lembrar dessas coisas todos os dias, espero tomar decisões melhores.”

Em uma entrevista publicada em 22 de novembro no site  de notícias da Igreja Reformada Húngara, Novák descreveu sua atitude em relação ao seu post.

“Desde que ocupo um cargo público, a relevância e o significado da Oração do Senhor mudou. No final da oração dizemos ‘pois teu é o reino, o poder e a glória’, mas muitas vezes a ênfase está nas palavras ‘reino’, ‘poder’ e ‘glória’ quando deveria estar em ‘teu’, ” Novák observou. “Toda vez que recito a Oração do Senhor, este é o momento em que percebo que o reino, o poder e a glória não são meus, nem nossos, mas de Deus. Também fica claro da sentença que poder, ofício e mandato são dados pela graça. Essa percepção me dá força, energia, uma verdadeira sensação de segurança.” 

Ela continuou: “Sei que o Reino pertence a Deus, mas isso não me torna inativa, mas me liberta, porque tenho a oportunidade de participar como serva em Seu reino. Isso dá sentido ao meu trabalho e à minha vida.”

Após a entrevista, apresentei a Novák meu livro “O Milagre de Israel e o Presidente Truman”, que conta a história de um homem que acredita na Bíblia que acidentalmente se tornou presidente dos Estados Unidos da América em 1945 e desempenhou um papel crítico na fundação do Estado judeu.  

Risto Huvila apresenta uma cópia de seu livro “O Milagre de Israel e o Presidente Truman” a Katalin Novák, presidente eleita da Hungria

Harry Truman não sabia sobre seu destino até alguns meses antes do dia da eleição. Posso sentir uma providência semelhante com Katalin Novák. 

Os caminhos de Deus são misteriosos. 

Katalin Novák assumirá o cargo de presidente durante uma cerimônia no dia 10 de maio. Que Deus abençoe a Hungria e o presidente Novák.

Com informações All Israel 

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *