BrasilDestakes

Maricá na Fitur 2025: parcerias globais e projetos inovadores impulsionam o turismo e a economia

Maricá, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, participa da Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2025, em Madrid, na Espanha, com foco máximo na atração de investimentos internacionais e ampliação da presença no mercado turístico global.

Reconhecida como uma das maiores feiras do setor no mundo, a Fitur reúne 156 países, mais de 9,5 mil empresas e cerca de 250 mil participantes entre profissionais e visitantes. Nesta edição, o Brasil é o país homenageado, e Maricá ocupa lugar de destaque no estande nacional.

O prefeito Washington Quaquá vai apresentar ao público e a investidores internacionais os projetos estratégicos do município, entre eles a implementação do parque histórico Puy du Fou, com sede na França e na Espanha. O empreendimento, que já atrai milhões de visitantes anualmente em outros países, estima levar três milhões de turistas para Maricá, consolidando a cidade como um polo turístico no Brasil.

“Estamos transformando a economia de Maricá para uma economia do turismo, da cultura, da ciência e tecnologia, da agricultura orgânica e da agroindústria. O turismo será uma alavanca fundamental, criando milhares de empregos e beneficiando diretamente as famílias e os moradores”, afirmou Quaquá, durante sua participação no evento.

Complexo hoteleiro e novos investimentos

Outro destaque apresentado na Fitur é o projeto para a construção de um conjunto de hotéis na orla de Itaipuaçu, de três e quatro estrelas. O complexo, projetado para atender a diferentes públicos, combina sofisticação e acessibilidade, ampliando as opções de hospedagem no município.

Na feira, haverá encontros com investidores para apresentar em detalhes as vantagens estratégicas do município. Localizada em uma posição privilegiada, Maricá está próxima ao Complexo de Energias Boaventura (antigo Comperj), ao gasoduto Rota 3 – que conecta os poços do pré-sal – e ao futuro Porto de Jaconé, que vai movimentar a economia local.

“Já fizemos contatos com operadores que não enxergavam a cidade como um produto da Costa do Sol e, agora, passamos a integrar um roteiro turístico, resultado de reuniões durante o evento. A orientação do prefeito Quaquá é a de que a gente não apenas apresente a cidade buscando visitantes, mas também investidores. Temos agendamentos marcados com grupos hoteleiros que querem conhecer a estrutura e como a cidade pode dar algum tipo de suporte e incentivo”, explicou José Alexandre Almeida, Secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno.

Turismo sustentável e políticas públicas de impacto

Maricá busca destacar o impacto das políticas públicas implementadas desde 2008, como o transporte público gratuito e a Moeda Social Mumbuca, que incentivam o consumo local e promovem inclusão social. Essas iniciativas ajudaram a cidade a alcançar o posto de oitava maior economia do Brasil, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 85 bilhões.

Maricá apresenta um portfólio variado para atrair um público internacional, com cenário natural que combina praias paradisíacas, turismo rural, ecoturismo, gastronomia e cultura.

A importância da Fitur para Maricá

A participação de Maricá na Fitur busca o posicionamento do município como um destino global em ascensão. A feira, que funciona como uma vitrine para o mercado internacional, oferece a oportunidade de consolidar parcerias estratégicas e abrir novos mercados. No estande brasileiro, Maricá tem lugar de destaque com projetos que prometem colocar o município entre os protagonistas do evento.

A 45ª edição da Fitur marca a consolidação de Maricá como um exemplo de cidade com turismo sustentável, desenvolvimento econômico e inovação. Com parcerias de peso e projetos de alto impacto, o município quer ir além do cenário nacional e se firmar como referência no mercado turístico global.

You may also like

More in:Brasil

Comments are closed.