Editores de livros cristãos tomam posição sobre a nova lei de Direitos Autorais
As alterações previstas para a Lei de Direitos Autorais (Lei 9610/98) devem provocar um grande debate, de acordo com a Presidente da Comissão de Cultura, Deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
- Em outubro, foi aprovada a lei que regulamenta a gestão coletiva de direitos autorais (Lei 12.853/13), as definições divergem opiniões e afetam editores, inclusive do ramo cristão, que já se posicionaram a respeito.
Por um lado, as normas que conferem os princípios básicos dos direitos autorais para a internet atendem os provedores preocupados com a questão da liberdade de emitir informações sem censura prévia.
Reiner Lorenz, Diretor Executivo da Associação dos Editores Cristãos (ASEC), destacou recentemente que teme pela forma que a Lei de Direitos Autorais conseguirá reduzir a importância das obras literárias e o trabalho de quem se dedica a esta área.
“Não haverá incentivo para compor uma obra, com isso a qualidade editorial diminuirá e consequentemente o leitor perderá a apreciação pela leitura e pelo livro. Isso sem contar a pirataria, que é um problema sério e está bem longe de ser resolvido”, avaliou Lorenz.
Fonte : The Christian Post