Domingo será o Dia Global de Oração e Jejum.
A Aliança Evangélica Mundial (WEA) estipulou o próximo domingo (29) como o Dia Global de Oração e Jejum. Representante de 600 milhões de cristãos evangélicos em todo o mundo, o grupo disponibilizou um guia de oração e jejum em seu site oficial conclamando todos a compartilhar histórias de fé e esperança durante esse período de apreensão e medo gerado pelo coronavírus.
– O Covid-19 é uma grande preocupação para todos nós. Especialmente porque se espalha para áreas do mundo com menos recursos para lidar com isso. Nós precisamos orar. Essa iniciativa de oração não começará e terminará com um dia, mas esperamos galvanizar os esforços de oração e incentivar os crentes a se tornarem parte do movimento global de oração para interceder diariamente – disse a WEA, que escolheu o tema “Senhor, ajude!” baseado no Salmo 107.
Na Itália, a Aliança Evangélica e mais de 20 denominações evangélicas e agências missionárias estipularam o Dia Nacional de Oração no dia 22 de março e viveram uma “unidade histórica”. Já em Portugal, a WEA incentivou os cristãos a orar, agir e pedir misericórdia a Deus.
No Reino Unido, a Aliança oferece uma oração toda quinta-feira. Já na Suíça, a organização convocou todas as igrejas a pedirem que Deus transforme esse tempo de crise em bênção. A instituição também promoveu ações na Bulgária, Alemanha, Noruega e República Tcheca.
OUTRAS INICIATIVAS
Além da Aliança Evangélica Mundial, o Movimento 24-7 de Oração desenvolveu materiais especiais para esses tempos de confinamento, como uma sala de oração virtual, guias de oração para toda a família e uma oração pela libertação do coronavírus traduzida para mais de dez idiomas.
Já o Movimento Lausanne exortou todos a “mostrarem carinho e respeito uns pelos outros, cuidando uns dos outros, especialmente dos idosos e dos mais vulneráveis da comunidade”. Missie Nederland e outras organizações cristãs na Holanda focaram nos adolescentes do país e promoveram o Dia Nacional de Oração, no dia 18 de março, através do Instagram e do Youtube.
Na França, o Conselho Nacional de Evangélicos incentivou os irmãos a se unirem à iniciativa da Reserva Cívica do governo para “ser voluntário e realizar ações solidárias em seu prédio e rua”.