Culto na Asbury University: o que esperar de um efeito de transbordamento
Os relatórios da Asbury University são muito encorajadores! Desde a última quarta-feira, houve oração 24 horas por dia, 7 dias por semana, adoração, testemunho, confissão de pecado, leitura das Escrituras, silêncio e muito mais na capela desta escola de Kentucky. Pessoas de todos os Estados Unidos estão se reunindo no campus para experimentar o que Deus está fazendo.
Um dos participantes é o evangelista Jon Burdette, meu bom amigo e co-conspirador no avanço do Evangelho.
Ele me disse isso:
“Participar do avivamento em Asbury foi uma experiência inesquecível. Pudemos literalmente sentir a presença ‘pesada’ de Deus assim que entramos no prédio. Sentindo a presença de Deus dessa forma e sabendo que este era um culto não planejado que continuou desde a manhã de quarta-feira, fiquei emocionado nos primeiros minutos depois de estar lá.
Houve adoração apaixonada e autêntica, quebrantamento, pessoas orando no altar, pessoas orando em seus assentos e pessoas orando umas com as outras em grupos ao redor da sala. Para este segmento específico do culto, havia apenas uma pessoa conduzindo a adoração ao piano. Sem microfone, sem palavras na tela, sem resumo do serviço. Apenas adoração guiada pelo Espírito que variou de harmonias calmas e silenciosas a erupções de canto alto, palmas e testemunho.
Minha filha Shailynn estava lá comigo e ela disse que não poderia descrever em palavras. Ela queria ficar o dia todo!
A melhor maneira que posso descrever é que você sentiu uma sensação de tranquilidade em todo o seu ser que tornou difícil sair da sala. Sem programas, mas paz completa. Não havia ‘regras’, mas estava totalmente em ordem. Havia muita emoção, mas nenhum emocionalismo. Mal posso esperar para ver como Deus usará isso para levar o Evangelho para perto e para longe.”
E agora?
A mídia social está repleta de histórias daqueles que experimentaram o que agora é marcado como #asburyrevival. E os relatórios me dão esperança de que possamos mais uma vez ver um despertar arrebatador em toda a nação.
Mas ao longo da história da igreja, sempre houve um efeito de transbordamento do verdadeiro avivamento. O que é? Evangelismo!
Vemos esse efeito de transbordamento no Renascimento galês de 1904; no movimento espiritual que aconteceu dentro e através dos Morávios; no Primeiro Grande Despertar, liderado por George Whitefield e John Wesley; e no Movimento de Jesus, há apenas 50 anos nos Estados Unidos. Todo movimento espiritual significativo resulta em evangelismo.
Um precedente bíblico
Em Atos 4:31 , temos um vislumbre claro do efeito de transbordamento em meio a um poderoso mover de Deus:
“Depois de orarem, tremeu o lugar onde se reuniam. E todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”.
1. O poder da oração abalou o edifício
“… tremeu o lugar onde se reuniam…”
Por mais emocionante que seja estar na capela da Asbury University agora, imagine como seria estar na sala quando a mão de Deus literalmente sacudiu o prédio em resposta às orações dos primeiros crentes. Fale sobre um amém! Fale sobre um mover literal de Deus. Ele mudou o prédio!
2. O poder do Espírito abalou os crentes
“…todos ficaram cheios do Espírito Santo…”
Os primeiros crentes nesta passagem oraram em unidade e foram cheios do Espírito Santo simultaneamente. Deus estava fazendo algo especial naquela sala há 2.000 anos.
De todos os relatórios que recebo sobre o reavivamento de Asbury, exatamente o mesmo tipo de coisa está acontecendo. Os crentes estão orando e louvando em unidade. Não é um show fora de controle. Não é exagero. É uma reunião orquestrada pelo Espírito com crentes cheios do Espírito, com o foco em Jesus – e somente em Jesus.
3. O poder do Evangelho abalou a cidade
“… e anunciava com ousadia a palavra de Deus.”
Mas o avivamento não ficou na sala. Espalhou-se pelas ruas. O poder do Evangelho abalou a cidade! Esses crentes “falaram a palavra de Deus com ousadia”, apesar da recente declaração religiosa que proibiu o evangelismo cristão.
Esses crentes não seriam parados. Eles haviam acabado de experimentar o poder e a presença de Deus, e agora estavam levando isso para as ruas!
Uma característica definidora dos verdadeiros avivamentos é que eles nunca ficam na sala. Eles sempre eventualmente se espalham pelas ruas!
Um precedente histórico
De acordo com um relatório do Ministry Watch de Kim Roberts, quando um avivamento semelhante estourou na Universidade de Asbury em 1970, “2.000 equipes de testemunho foram enviadas de Asbury para igrejas e faculdades em todo o país”.
O avivamento original que começou na Asbury University se espalhou pelas ruas.
Tenho muita esperança de que o que está acontecendo agora na Universidade de Asbury acabe com equipes de evangelismo, mais uma vez, sendo mobilizadas em Kentucky e em todo o país.
Ore comigo para que isso aconteça.
Precisamos de reavivamento agora neste país mais do que nunca. Precisamos do que está acontecendo agora na Universidade de Asbury para experimentar o efeito do verdadeiro reavivamento: o Evangelho sendo proclamado além das paredes da capela.