Entrevista

Cristiane Ferr – A suavidade de uma voz marcante

tratada1

Foto / Divulgação

Conheça a história da cantora e compositora que venceu as barreiras do medo e da timidez e hoje é um dos nomes de referência da música gospel nacional

 Aos 13 anos de idade, Deus começou a moldar o ministério de louvor na vida da cantora Cristiane Ferr. Parece estranho dizer, mas naquela época ela mesma faz questão de contar que “era totalmente desafinada e sem ritmo”. Mas por meio de uma experiência particular com o Senhor, Cristiane aprendeu e desenvolveu o canto: “Comecei a fazer solos, me destacando sempre em cantatas, corais e grupos de louvor. Creio que, em um primeiro momento, me destacava não pela voz, mas pela postura. Apesar da timidez, eu já tinha postura de uma pessoa que tinha chamado de Deus nessa área”, conta.

O seu primeiro solo foi com uma canção do Grupo Águas, “Quero servir-te, Senhor”, cujo coro diz: “Pois eu sou um jovem / E é teu meu coração / Pois minha juventude / É para te servir […].” Além do Grupo Águas, Cristiane gostava de cantar as músicas dos grupos Milad e Logos, e de muitos outros que faziam sucesso naquela época.

Lembro-me de uma noite em que cantei ‘Portas Abertas’ do Grupo Logos e, para a glória de Deus, a igreja toda foi tomada de unção, muitos choraram, inclusive, eu! (Risos.) Ali eu comecei a entender o ministério de cura interior que Deus havia me dado”, ressalta.

Logo depois, Cristiane passou a se destacar em cantatas de coral. Recebendo sempre a oportunidade de ser a solista principal: “Percebo a honra de Deus em tudo na minha vida”, reconhece.

Foi nessa época também que ela perdeu o medo e a timidez de cantar sozinha, ganhando assim a confiança do público. E não parou mais. Participou de vários festivais de música na cidade mineira de Juiz de Fora, onde morou a maior parte de sua vida, sendo, muitas vezes, premiada com o primeiro lugar. Participou também do FESTGOSPEL no Rio de Janeiro, promovido pela Rádio Melodia, uma das maiores audiências no segmento evangélico, sendo premiada com o primeiro lugar em meio a mais de 700 candidatos.

Além de cantora, o Senhor deu a Cristiane Ferr o dom de compor. Sendo hoje compositora da MK Music, também conhecida por seu antigo nome MK Publicitá. Uma das maiores gravadoras de música gospel nacional fundada na década de 80, pertencente ao Grupo MK de Comunicação.

Vários cantores de renome no mercado gospel já gravaram canções de autoria de Cristiane Ferr. Entre eles, Michelle Nascimento, Sérgio Marques e Marquinhos, Liz Lanne, Eyshila, Fernanda Brum, Marina de Oliveira, Voices e muitos outros.

Inclusive, o recente álbum da cantora Gisele Nascimento, pela MK, intitulado ‘O sonho não acabou’, é uma canção minha composta em parceria com o amigo Sérgio Marques”, compartilha Cristiane que também já participou de vários CDs como backing vocal, destaque para as cantoras Fernanda Brum e Marina de Oliveira e a dupla Rayssa e Ravel: “Atualmente, devido ao ministério, só faço back quando me sobra um tempinho, pois procuro priorizar o meu ministério”, explica.

 Projeção nacional

tratada6

Foto/ Divulgação

O trabalho foi crescendo e Cristiane ficou conhecida nacionalmente. Hoje a cantora da voz doce e marcante dispõe de uma discografia com oito álbuns: “Valeu a pena esperar” (1997), “Serei fiel” (2002), “Deus muda a história” (2004), “Santificação” (2006), “10 anos sobre a rocha” (2007), “Collection” (2008), “Alegria” (2010) e “Pérolas – Voltando ao primeiro amor” (2012). A cantora está na fase final de produção do seu 9º álbum intitulado “Profetiza”.

Todo esse legado ajudou a escrever a caminhada de Cristiane na música evangélica nacional. Sem contar que muitas foram as pessoas que contribuíram para a sua trajetória de sucesso. Cristiane não se esquece dos primeiros passos e sempre ressalta que todas as pessoas que a ajudaram na sua formação musical são muito importantes em sua vida. Alguns cantores influenciaram de perto o seu ministério, tais como: Marina de Oliveira, Fernanda Brum, Cristiane de Carvalho, Melissa, Cristina Mel, Altos Louvores, Marquinhos Gomes e Sérgio Lopes.

 Família

tratada2

Foto/ Divulgação

A cantora é casada com o empresário Emerson Blank e mãe de Davi Ferr (13). Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas não foi criada lá. Com apenas três anos de idade, sua família foi morar em São Paulo. Depois, aos cinco anos, foi para Juiz de Fora (MG), onde passou sua infância, adolescência e parte da sua juventude. Atualmente, Cristiane mora em Contagem (MG).

Cristiane é filha da senhora Suely e do senhor José Ferr que foram casados há 43 anos. Sobre o pai, a cantora faz questão de falar: “Meus pais viveram muito felizes durante todos esses anos. Mas, infelizmente, no dia 1º de julho de 2014, o Senhor Jesus chamou para si o meu paizinho. Ainda é muito difícil falar sobre isso, pois meu pai foi o grande responsável pela minha carreira. Não só um incentivador, mas a pessoa que lidava até com a parte da produção das músicas. Mas cremos que tudo coopera para aqueles que amam a Deus e minha família ama muito a Deus. Este tem sido o nosso consolo...”, emociona-se.

Atualmente, a cantora é membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, no Bairro Vila Oeste, em Belo Horizonte (MG), liderada pelo pastor Márcio Antunes, que também é superintendente da 49ª região.

 Carreira

tratada3

Foto / Divulgação

Ao longo dos mais de 15 anos de carreira, Cristiane tem vivido na dependência total de Deus: “O meu desejo é que a minha música sirva de transformação nas igrejas e na vida das pessoas. Se não for essa a importância, de nada servirá”, comenta.

O resulto não podia ser outro. Muitos frutos colhidos para Cristo por meio de suas canções: “A minha maior alegria é ver vidas se rendendo a Cristo, é ver afastados da fé voltando para a Casa do Pai, é ver famílias destruídas sendo restauradas. Foi para isso que Deus me chamou”, ressalta.

Esta é Cristiane Ferr. Resultado de talento e unção que marcam todos os seus trabalhos. A cantora e compositora tem construído sua história na música gospel nacional com canções que falam do amor de Cristo, levando o público à comunhão com Deus.

Para finalizar, ela deixa uma mensagem especial ao público: “A melhor coisa que existe é servir a Deus e agradá-lo. Em todas as áreas da sua vida, procure saber se você está agradando ao Senhor Jesus. Não importa se cantando, pregando, dançando etc. O que importa é que devemos servi-lo com excelência e precisamos ter a certeza se é isso que o Senhor Jesus quer de nós.”

 Conheça mais sobre o Ministério da cantora Cristiane Ferr por meio do seu site: www.cristianeferr.com.br

 Por Ana Paula Costa

You may also like

More in:Entrevista

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *