Cristãos veem nos jogos uma chance para o evangelho no Catar
O Catar ficou em destaque nos últimos meses por ser a sede da Copa do Mundo de 2022. Os jogos iniciaram neste domingo, 20 de novembro, e devem terminar no domingo,18 de dezembro, um período inédito escolhido para evitar o calor do verão e garantir o bem-estar dos jogadores e equipes no país de altas temperaturas.
O mundo todo vibra, comenta e cria expectativas sobre os jogos. Mas como os cristãos que vivem no Catar enxergam esse evento?
À espera de um grande avivamento
“Esperamos que a Copa do Mundo propicie um grande avivamento”, conta um líder cristão animado com o movimento que os jogos têm causado. Ele atua em um dos 61 complexos onde as igrejas são permitidas. Durante a pandemia, todos os 157 complexos onde as igrejas podiam existir fecharam as portas. Depois da pandemia, 96 delas não existiam mais.
O Catar é o 18º país da Lista Mundial da Perseguição 2022, entre os 50 países onde é mais perigoso ser cristão. A nação foi uma das que mais subiu posições em comparação ao ano passado, um reflexo da violência que os cristãos têm enfrentado somado à pressão intensificada durante a pandemia do coronavírus.
Abertura para as boas novas
A comunidade cristã no Catar é muito pequena, composta principalmente pelos migrantes que foram trabalhar na construção dos estádios e outras estruturas. Apenas estrangeiros podem participar das igrejas cristãs e praticar a fé em Jesus. Os nativos do país são proibidos de congregar nas igrejas ou organizar cultos. Eles precisam manter a fé em segredo, como outros cristãos da Península Arábica, para evitar retaliações.
Assim como os jogos permitiram que mais cristãos chegassem ao país, as igrejas acreditam que a Copa seja uma oportunidade de compartilhar o evangelho no Catar. “Precisamos do apoio da igreja global em oração para que as duas milhões de pessoas, de mais de 60 nações, que vieram e virão para a Copa do Mundo sejam alcançadas pelo amor de Jesus. Já estamos vendo o mover do Senhor e cremos no poder dele para alcançar ainda mais vidas.”
Ore durante a Copa
Mesmo longe do Catar, você pode participar dos jogos de uma maneira muito especial: em oração. Na tabela a seguir você pode conferir os principais motivos de intercessão pelos cristãos perseguidos durante a Copa. . Baixe a tabela clicando no banner abaixo e participe!
Com informações Portas Abertas