Cristãos se preparam para espalhar o evangelho de Jesus Cristo na Coréia do Norte
Sentados para uma entrevista exclusiva com um repórter da China Aid em Hong Kong, em 2 de novembro, dois pastores chineses de igrejas domiciliares perseguidas descreveram as dificuldades que enfrentam quando procuram difundir o cristianismo entre os coreanos Na China e na Coréia do Norte.
Os dois cristãos, que decidiram manter o anonimato, compartilharam seus testemunhos, ambos atestando o modo como suas vidas mudaram uma vez que entraram na fé. Um admitiu servir como o conselheiro de segundo em comando para o chefe da máfia local e converteu uma semana depois que alguém discutiu o cristianismo com sua mãe, embora ele inicialmente manifestou oposição à religião. No momento de sua conversão, ele estava a poucas semanas de roubar um caminhão de transporte do banco, que ele planejou por anos. No entanto, seu desejo de levar o mesmo tipo de vida evaporou, e ele cancelou o roubo.
Apesar de suas tentativas subsequentes de levar uma vida normal, ele disse:
“Eu falei com Deus, dizendo: ‘Senhor, eu não consigo imaginar por que, quando eu era um cara mau, eu estava em constante contato com os policiais, e agora, mesmo depois de me tornar uma pessoa tão boa, eu ainda tenho que Lidar com eles todos os dias. Eles vão me pedir para ir à delegacia e depois me questionar. O mais longo que já questionei foi por mais de meio dia, e eles não me deram comida. ”
Da mesma forma, o outro homem disse que levou uma vida terrível antes de se tornar um cristão, mas não revelou quaisquer detalhes. Antes de sua conversão, sua mãe orou para que ele entrasse na fé por sete anos.
Em seguida, os homens fizeram parcerias umas com as outras e afinaram seus enfoques na evangelização de um dos países mais reclusos e religiosamente opressivos do mundo – a Coréia do Norte.
Ditada pela ideologia de que seus líderes são deuses, a Coréia do Norte considera todas as dissidências ideológicas subversivas ao controle do Estado e impõe severas repressões àqueles que professam outra fé. Em movimentos que fazem eco ao Holocausto, famílias inteiras de cristãos são arredondadas para cima e condenadas a anos em campos de trabalho secretos, onde são assassinadas, executadas à morte, passadas fome, abusadas sexualmente, torturadas e forçadas a testemunhar as execuções daqueles que tentam escapar . A Coréia do Norte considera seus cidadãos culpados por associação e prende até três gerações da família de um prisioneiro.
Atualmente, os pastores estão treinando um grupo de cristãos chineses para ir para a Coréia do Norte como missionários. Quando perguntados sobre o medo que eles têm de entrar em uma nação tão hostil, um deles disse: “Não temos medos.” Parafraseando o resto de suas palavras, o tradutor continuou:
“Na verdade, ele compartilhou algo sobre a crueldade de como as pessoas serão maltratadas na Coréia do Norte se forem consideradas cristãs, ou se alguma vez disserem alguma coisa sobre Jesus. Se eles são norte-coreanos, sua família provavelmente desaparecerá, e os homens provavelmente serão espancados ou terão as mãos cortadas. Se eles são mulheres, você pode imaginar; Talvez eles sejam estuprados por muitas pessoas ao mesmo tempo. Então, ele está dizendo que, já que você está falando de medo, sua equipe está treinando [missionários] que são destemidos e também não têm família. Como, eles são solteiros, eles não são casados ainda, mas eles estão prontos para dar suas vidas para Cristo a qualquer momento, se eles nunca ir para a Coréia do Norte]] e enfrentar quaisquer situações ruins.
À medida que se preparam para enviar esses jovens ao longo da fronteira, a igreja também dirigiu seus esforços evangelísticos para os norte-coreanos que vivem na China.
Sucumbindo às várias pressões impostas pelo governo, como a falta de recursos médicos ou alimentares, alguns norte-coreanos decidem fugir do país. Encurralado pela fronteira sul-coreana, que é patrulhada pelos militares dos EUA, da Coreia do Sul e da Coreia do Norte e está cheia de quilômetros de minas terrestres, a maioria opta por fazer a perigosa viagem pelo rio Tumen, que corta a Coréia do Norte do continente chinês . Oficialmente, esta caminhada é ilegal, pois todas as viagens não-governamentais aprovadas fora do país são vistas como atos de traição. Os refugiados correm o risco de serem mortos se forem vistos por oficiais de patrulha fronteiriça, fazendo com que muitos paguem guias especializados em contrabando de pessoas através da fronteira.
No entanto, devido à sua aliança com a Coréia do Norte, a China se recusa a conceder o estatuto de refugiado dos norte-coreanos. Como tal, todos os norte-coreanos que fogem para a China entram ilegalmente no país e enfrentam repatriamento forçado se forem descobertos. A prisão, a tortura e, às vezes, até a morte, os aguardam quando regressam ao seu país de origem.
Mesmo se eles conseguem fugir das autoridades chinesas, seu status como imigrantes indocumentados os deixa vulneráveis ao abuso e temem que outros os transformem no governo. Aproveitando-se disso, os traficantes de seres humanos, às vezes dobrando como guias, trabalham em ambos os lados da fronteira para vender mulheres norte-coreanas à prostituição ou casamentos com homens chineses. Estimativas aproximam que até 90 por cento das mulheres norte-coreanas que entram na China são forçosamente casadas ou vendidas para a indústria do sexo. O incumprimento pode levar os seus agressores a transformá-los no governo.
Mesmo quando a polícia chinesa tenta apagar os norte-coreanos presos atrás de suas fronteiras, os cristãos na China começaram a procurá-los para compartilhar o Evangelho. Ao descreverem seus esforços para evangelizar as mulheres norte-coreanas, que eles afirmam serem mais propensos a se estabelecer na China do que os homens, os pastores disseram que os ajudam com seu trabalho, fornecem aconselhamento para eles e conhecem seus maridos, para que os homens Confie que eles estão ao redor de suas esposas.
Devido à barreira linguística, muitas vezes é difícil para os pastores para fornecer ensino de qualidade cristã para essas mulheres. Quando conseguiram que os pastores sul-coreanos viessem pregar aos norte-coreanos em sua igreja, o governo os acusou de se associar com cristãos no exterior, o que eles dizem que permite que idéias estrangeiras se infiltrem na China. Como resultado, eles tiveram que parar de trazer os pastores.
Um trecho da entrevista foi transcrita abaixo. Secções da entrevista que podem comprometer a segurança dos dois pastores ou aqueles associados a eles foram removidos.
A China Aid relata abusos na China, como os sofridos pelos norte-coreanos e os cristãos chineses, e se opõe firmemente à repressão da liberdade religiosa na China e na Coréia do Norte para se solidarizar com os perseguidos.
Entrevista
Nota do editor: Para respeitar o desejo dos pastores de permanecer anônimo, eles serão chamados de “A” e “A2”. Uma vez que o tradutor parafraseia seus pensamentos, ela será referida como “T.” Ser referido como “R.”
R: Como eles se tornam cristãos?
T: Antes de se tornarem cristãos, eles eram perdedores na sociedade, e Deus os salvou milagrosamente. [A] acreditava em Jesus porque sua mãe orou por ele por sete anos. Sua mãe o dedicou ao Senhor no mesmo dia em que se converteu. Ele acreditava em Jesus relutantemente.
Muitos milagres aconteceram ao longo do caminho depois que ele se tornou cristão, e houve momentos em que Deus o lembrou ou lhe deu versos em sua mente. Deus falou com ele, como falar alto em seus ouvidos, dizendo que se alguém o perseguir, você deve fugir de uma cidade para outra. Assim, agora, não importa quem ele conhece, ele vai compartilhar o Evangelho com eles. Enquanto é uma pessoa, é uma vida.
A: Eu costumava ser um cara mau, então eu digo [outros] que desde que Deus pode mudar uma pessoa má como eu, ele certamente pode mudar você.
T: E, antes de se tornar cristão, divorciou-se, e sua mulher o deixou com um menino, mas, como ele compartilhou comigo ontem, eles meio que se separaram por 10 anos após o casamento, e então eles se tornaram cristãos separadamente, E depois se casaram de novo.
Eles descobriram que ambos se tornaram cristãos, e eles voltaram juntos. Ambos servem ao Senhor e estão trabalhando no campo do ministério. Ele costumava ter doença cardíaca, então ele não podia fazer trabalho realmente pesado, então todos os dias, ele lia a Bíblia e pregava e compartilhava o Evangelho com as pessoas.
R: Sinto que encontrei dificuldades, mas acredito que existem pessoas que vivem em piores condições do que eu. Na minha aldeia, havia garotas que fugiam da Coréia do Norte, mas vieram para a China e encontraram traficantes de seres humanos, de modo que foram vendidas como esposas aos aldeões locais.
T: Normalmente, os aldeões são pobres; É por isso que não conseguem encontrar esposas chinesas, então [as mulheres] estão vivendo em piores condições do que [os pastores], e é por isso que ele teve a oportunidade de se aproximar deles e compartilhar o Evangelho com eles.
R: Então, depois de estender a mão para eles, eu compartilho o Evangelho com eles e lhes digo que, mesmo estando desesperados e vivendo em condições tão difíceis, há vida em Jesus, e Ele mudará suas vidas. Então, eles realmente mudam. Porque eu realmente quero que eles saibam a verdade, eu gostaria de encontrar bons pregadores para entregar boas mensagens a eles; Foi por isso que entrei em contato com alguns coreanos chineses e, por meio deles, eles me apresentaram pastores sul-coreanos. Então, por causa das restrições chinesas, [os coreanos chineses] não foram autorizados a entrar em contato com estrangeiros por causa de nossas crenças. Então, eles foram colocados na lista negra pela polícia, e eu desisti de entrar em contato com os estrangeiros.
R: Então eles enfrentaram muita oposição por tentar evangelizar as mulheres norte-coreanas? Que tipos de oposição têm enfrentado?
R: Sim, tem havido muita oposição. Por causa da barreira da língua, tivemos muitas dificuldades no início, mas mais tarde, quando as meninas começaram a aprender chinês, tornou-se muito mais fácil. A fim de ganhar o seu favor e sua confiança, nós ajudamos-los em seu trabalho e também forneceu aconselhamento para ajudá-los a resolver seus problemas na vida. Foi assim que começaram a confiar em nós. Os norte-coreanos são difíceis de mudar, e eles têm esse lado negro da natureza humana. Mesmo que os vestem e os alimentemos, depois de algum tempo, eles ainda se voltarão contra nós e farão coisas ruins para nós. Quando os homens norte-coreanos fogem para a China, eles [às vezes] não podem sobreviver na China, então eles podem deixar a China, mas as meninas vão ficar. As meninas se casam com os locais, e então eles têm filhos, se acalmar, pegar a língua, e começar a se acostumar com a vida aqui.
R: Então é mais fácil para eles se acalmarem.
R: Sim.
R: Isso faz sentido. O governo teve alguma oposição a isso?
R: Porque eles vieram para a China ilegalmente, os policiais os caçam. Nós não interferimos com a caça dos policiais, mas, quando vemos [os norte-coreanos] estão em apuros, vamos ajudá-los.
R: Então é mais parecido com uma ajuda tranquila em vez de resistir à polícia.
R: Sim. Nós não temos dinheiro para dar a eles, mas, o que podemos fazer é apenas ajudá-los com seu trabalho no campo e aconselhá-los.
R: Quais são alguns dos problemas que os norte-coreanos enfrentam vindo para a China?
T: Eles provavelmente são pobres, então se eles não podem sobreviver, então eles vão deixar o lugar, e ele não sabe exatamente para onde eles estão indo.
R: Então eles enfrentam dificuldades de sobrevivência geral. Quero saber se há algo que eles gostariam que o mundo soubesse sobre a perseguição cristã na China?
R: Você está falando de perseguição em geral ou quando estamos ajudando os norte-coreanos? Porque eles são estrangeiros, nós não ajudamos como cristãos. Não podemos viver assim. Se nos aproximarmos deles, é ilegal porque eles são estrangeiros, e não temos permissão para entrar em contato com eles.
R: Então o governo já os assistiu pessoalmente para se conectar com os norte-coreanos?
T: Agora, é melhor, mas anos atrás, foi pior. Porque estas meninas foram vendidas como esposas, eles estão sob a estreita vigilância de seus maridos. Seus maridos tinham medo de fugir, porque muitos desses casos aconteceram. Assim, quando os pastores se aproximam das meninas, eles se aproximam de seus maridos primeiro e ajudá-los e mostrar bondade a eles para que eles possam estabelecer o seu preconceito contra os cristãos, e então eles têm o acesso a falar com suas esposas.
R: Então é como se eles estivessem ganhando confiança. Antes, os maridos podem não confiar neles, mas depois, uma vez que confiam neles, é mais provável que lhes permitam falar com suas esposas.
R: Anos atrás, quando havia dezenas de mulheres [da Coréia do Norte] entrando na China, aluguei um lugar para mantê-las e fornecer-lhes comida e comida, mas depois, quando os policiais descobriram, tentaram prender essas pessoas, E eu também estava envolvido. Fui levado para a delegacia e interrogado.
R: Que tipo de perguntas fez a polícia quando ele estava sendo interrogado?
R: Eles perguntaram se eu já tinha estado em contato com estrangeiros, mas eu não tinha, além de dois. Porque eu não sou tão bem-educado, e eu não sei quaisquer línguas estrangeiras, então eu realmente não posso comunicar com estrangeiros, e também honestamente compartilhar o que a Bíblia diz com as pessoas.
A2: Então mudamos nosso método tradicional em termos de ajudar os norte-coreanos. Antes, os norte-coreanos vieram para a China, mas agora, enviamos chineses para a Coréia do Norte por meio de um irmão [cristão] que tem uma agência de viagens registrada. Assim, como cristãos, podemos viajar para a Coréia do Norte.
T: Ontem, eles compartilharam que existem duas cidades na Coréia do Norte que se abriram para a China agora, então eles têm cinco ou seis colegas de trabalho lá que criaram uma base para trabalhar lá. Eles estão ficando lá, então eles mudam todo tipo de materiais lá e ajudam os norte-coreanos financeiramente e com sua tecnologia agrícola, educação e dar-lhes algum treinamento, coisas assim. Eles também ajudá-los com seu jardim de infância e crianças nas áreas montanhosas que estão vivendo em más condições, e ensinar-lhes conhecimentos agrícolas. Eles dificilmente podem encontrar notícias sobre como as pessoas estão vivendo na Coréia do Norte na TV ou em qualquer mídia de notícias, então o que sabemos vem das pessoas que voltam da Coréia do Norte.
R: Você esteve na Coréia do Norte?
A2: Não, ainda não. Temos colegas de trabalho de nossa equipe que trabalham lá, e fizemos um plano para ir lá nós mesmos este ano, e ainda estamos orando por isso. Estamos pedindo a orientação do Espírito Santo. A Coréia do Norte é talvez o país mais difícil de compartilhar o Evangelho dentro É muito fechado, então talvez porque é tão difícil que muitos ministérios evangelizadores na China preferem ir para as áreas de grupos minoritários na China para o oeste. Mais de grupos minoritários estão vivendo no lado ocidental da China, como província de Yunnan, província de Guizhou ou Tibete, mas temos dois propósitos em nossa visão: um é compartilhar o Evangelho com a Coréia do Norte eo outro é tomar a Evangelho ao Oriente Médio.
R: Quais são alguns dos medos que estão entrando na Coréia do Norte como missionários?
A2: Não temos medos.
T: Na verdade, ele compartilhou algo sobre a crueldade de como as pessoas serão maltratadas na Coréia do Norte se forem consideradas cristãs ou se alguma vez disserem alguma coisa sobre Jesus. Se eles são norte-coreanos, sua família provavelmente desaparecerá, e os homens provavelmente serão espancados ou terão as mãos cortadas. Se eles são mulheres, você pode imaginar; Eles podem ser estuprados por muitas pessoas ao mesmo tempo. Então, ele está dizendo que, já que você está falando de medo, sua equipe está treinando [missionários] que são destemidos e também não têm família. Como, eles são solteiros, eles não são casados ainda, mas eles estão prontos para dar as suas vidas para Cristo a qualquer momento, se eles nunca vão para a Coréia do Norte e se deparam com quaisquer situações ruins.
R: Louvado seja Deus por pessoas assim!
T: Então, na verdade, eles não estão realmente preocupados com o governo chinês. Eles estão preocupados com o governo norte-coreano ….
A & A2: Então havia um pastor chinês, ele era coreano chinês, e ele tinha estado no ministério de evangelizar norte-coreanos por 17 anos, mas este junho ou julho, seu corpo foi encontrado no rio Tumen no nordeste da China. Provavelmente foi assassinado pelos norte-coreanos. Ele foi esfaqueado 17 vezes.
R: Então é por isso que estamos agora construindo essa destemida equipe de pessoas que estão dispostas a morrer se tiverem que fazê-lo. Porque não é sobre nós mesmos, ou sobre eles, mas tudo o que importa é o reino de Deus.
Porque os amamos, e Deus os ama, e Deus tem misericórdia deles, então estamos dispostos a dedicar-nos a eles. Esperamos que todos possam contribuir com seus esforços para este ministério. Podemos nos unir e realizar o propósito juntos.
A2: Nós não queremos ser conhecidos pelas pessoas. Nós só queremos fazer nossos próprios esforços para Cristo. Somos especialmente chamados por Deus para estar neste ministério, o que ninguém mais quer fazer.
A2: Introduzirei brevemente a perseguição que sofremos do governo. Eu acreditei em Jesus por 16 anos, [começando] no ano 2000. Eu costumava estar na máfia. Eu era o conselheiro de um grande chefe da máfia. Entre os gangsters, e eu era o segundo homem mais poderoso; Então, eu visitei a delegacia muitas vezes. Era como voltar para minha própria casa. No ano de 1999, eu estava planejando roubar uma van que transportava dinheiro do banco. Naquela época, eu fazia todas as coisas ruins que você pode imaginar, exceto o assassinato. Eu planejei roubar o dinheiro transportando a camionete por aproximadamente um ano. No início do ano 2000, alguém compartilhou o Evangelho com minha mãe. Naquela época, eu estava realmente contra isso, mas a pessoa que compartilhou o Evangelho comigo era um colega meu ancião. E então, eu estava realmente contra o que ele compartilhou, mas, depois de uma semana, eu não sei o que aconteceu. Eu disse a ele que eu tinha mudado de idéia, e que estou disposto a acreditar em Jesus. Agora, eu sei que foi o Espírito Santo falando comigo. Depois que eu me converti, tudo mudou em minha vida. Automaticamente, deixei cair o plano para roubar a van. Desde então, tenho servido na igreja. Originalmente, eu fui para a igreja do governo Três-Self. No ano de 2001, deixei a Igreja dos Três Seres, e comecei a prestar meus serviços na igreja da casa. Eu suponho que você sabe a situação da igreja do governo. Não vou repeti-lo [Nota do editor: igrejas do governo da China são as únicas igrejas legais, mas eles são controlados pelo Estado.Como resultado, muitos cristãos chineses têm divergências teológicas com os oficiais Igrejas Três Autonomias e optar por frequentar igrejas domésticas em vez]. Durante a última década, fui perseguido ou interrogado por pessoas de diferentes autoridades governamentais, como os policiais, a agência de segurança pública, a agência de assuntos religiosos ou departamentos como esse. Eu conversei com Deus, dizendo: ‘Senhor, eu não consigo imaginar por que, quando eu era um cara mau, eu estava em constante contato com os policiais, e agora, mesmo depois de me tornar uma pessoa tão boa, eu ainda tenho que Lidar com eles todos os dias. Eles vão me pedir para vir à delegacia e depois me questionar. O tempo mais longo em que me questionaram foi por mais de meio dia, e eles não me deram comida. De acordo com a lei chinesa, eles só podem deter-me por menos de 24 horas sem qualquer papelada ou qualquer coisa, mas se for mais de 24 horas, eles precisam para obter a papelada oficial.
R: Para obter uma taxa ou algo assim?
T: Sim. Ele está trabalhando para o governo. O escritório para o qual ele trabalha é chamado de “City Management Bureau”. É como se houvesse um vendedor na rua, eles iriam chutá-los para fora da rua, a fim de manter a ordem ea limpeza do lugar, mas na verdade, eles têm uma reputação muito ruim entre os chineses, porque não é conveniente [ Para os cidadãos], e na maior parte, quando reforçam a lei, fazem-na em uma maneira muito má e média. Eles discutem e lutam com as pessoas. Isso é apenas informação de fundo.
R: Ok. Então eles não são populares?
T: Não, é como quando há um terremoto ou desastre, e as pessoas irão brincar on-line, “Devemos enviar pessoas de seu escritório para ajudá-los!”
[Nota do editor: Um começa a falar]
T: Agora, eles estão em competição sobre como eles eram ruins.
R: Antes de se tornarem cristãos ou agora?
T: Antes. [A] disse que [A2] era realmente ruim, mas também era ruim porque tinha algum desacordo com seu pastor, e ele realmente preparou um saco de bombas, e ele queria jogar as bombas na igreja e matar o pastor.
Você sabe, no governo chinês, se você quer ser promovido no sistema se você trabalha em diferentes departamentos e departamentos, isso realmente depende de quanto tempo você ficou no local. [A2] está lá há mais de 10 anos, mas ele ainda é apenas um funcionário comum. Ele não foi promovido por causa de sua crença em Jesus. Não é permitido se você é um cristão. Você não pode ser promovido.
R: Ele tem muitas pessoas desaprovando dentro de seu departamento?
T: Não, não é politicamente possível, mas sua diligência foi reconhecida por esses colegas de trabalho e seus líderes. Eles não têm nada para criticá-lo sobre seu trabalho.
R: Então eles não concordam necessariamente, não há apenas nenhuma maneira com base na política.
T: E [A] compartilhou que ele estava com o pastor na Igreja Três-Auto. O pastor levantou um monte de dinheiro dos sul-coreanos, mas não sabemos como ele gastou seu dinheiro, porque este irmão sabe sobre sua situação financeira e tudo. [Ele sabe] todos os seus pequenos segredos. Então, ele foi forçado a deixar esse lugar e começou a ir para uma igreja de casa. Ele deixou o pastor rico e começou a igreja da casa por conta própria, e ele sofreu financeiramente. Mas, ao longo do caminho, ele encontrou muitos milagres. Ele também está muito feliz, embora viva na pobreza e em uma situação difícil.
A: Eu posso sentir que Deus está comigo o tempo todo.
R: Com Deus, há alegria, certo?
T: [A2] está sob vigilância 24 horas pelos policiais e do departamento de segurança, e seus telefonemas e dispositivos eletrônicos são todos monitorados. Sua equipe planejou vir aqui nesta viagem. Entre os 23 cooperadores de sua equipe que planejaram vir a este evento, 17 deles eram da província [expurgada], e 15 deles foram detidos e não puderam fazê-lo. Então, os outros vários do lugar de [A] … cinco deles também foram detidos. *
R: Então, 20 no total.
A2: Os policiais se juntaram ao pessoal da agência de assuntos religiosos e também ao departamento de segurança. Eles foram para as casas dessas pessoas e mantiveram seus passaportes e identidades sem qualquer motivo.
R: Esta é esta semana, quando eles estavam vindo aqui?
T: Sim. [A2] é uma pessoa muito inteligente. Ele nos contou como ele conseguiu em torno dos policiais e veio aqui. Ele foi para Shenzhen. Ele comprou um bilhete de trem de seu lugar para Shenzhen. Agora, se compramos um bilhete de trem, precisamos usar nosso ID e toda a informação está no sistema de computador, então ele suspeitou que ele provavelmente seria rastreado pelos policiais uma vez que ele entrou no trem. Eles saberiam, então ele saiu do trem com uma parada de antecedência. Então ele veio para Shenzhen de ônibus, e então ele pegou o último ônibus e passou pela alfândega e ficou na alfândega durante a noite. Então, na manhã seguinte, ele pegou o primeiro ônibus e veio a este hotel. Você conhece as artes marciais de Sun Tzu?
R: A Arte da Guerra, o livro?
T: O livro. É um livro muito famoso, com 36 estratégias diferentes [de guerra]. Ele disse que usou duas das estratégias do livro.
R: Que estratégias ele usou?
T: Um deles é “Shan dong ji xi”. Significa, “Eu dei o sinal de que estou indo para o leste, mas na verdade, eu vou para o oeste.” E então, o outro é chamado, “Quando você está se preparando Um pote, você tem que fazer um fogo debaixo dele. Mas então, eu tomar a madeira fora do forno “[Nota do editor: Estas citações são paráfrases de citações de A Arte da Guerra de Sun Tzu]. Por isso, quando aplicado a sua viagem desta vez, é como se ele tivesse dado o sinal de que estava indo para Shenzhen, mas na verdade ele foi para Guangzhou. Então, é como, quando tudo está pronto, quando os policiais podem pensar que eles têm preparado a rede eo tempo está certo e eles podem realmente capturá-lo na rede, ele realmente fica no meio. Então ele está pronto para cozinhar, mas você não tem madeira. Então é como as histórias de agentes especiais produzidas por Hollywood.
R: O próximo filme de espionagem será sobre [A2]!
A2: [Como] 007.
R: 007. Ele é James Bond, certo?
T: Então, como eu disse, quando [A2 e seus amigos] passaram pelos costumes, havia apenas um hotel nas proximidades, e estava cheio, então eles tiveram que passar a noite nos longos bancos no pequeno parque nas proximidades. Havia três deles.
R: Então ele estava com [A] também, certo?
T: Não, eles vieram separadamente.
R: Havia quatro colegas de trabalho da província de Heilongjiang, e eles se separaram em duas equipes. A razão pela qual eles se separaram é que eles não querem arriscar colocar todos juntos. Se uma equipe é pego, a outra equipe pode fugir.
R: Isso é inteligente.
T: Então você sabe, na alfândega, eles trabalham 24 horas. Então eles planejavam chegar aos costumes, e eles passaram pela alfândega por volta das seis horas da madrugada. [Eles sabiam] que os oficiais estavam todos cansados, então [eles pensaram] talvez eles poderiam passar por lá. Ambos de suas equipes, eles se conheceram neste local alfandegário específico chamado “shang xue”.
R: Oh, tudo bem. Muito esperto. Eu sei que [A2] mencionou que eles estão rastreando seu telefone celular e seus telefonemas. Quando isso começou?
T: Há mais de 10 anos. Ele tem mudado o seu cartão SIM constantemente. Eles têm seu código especial para falar sobre a Bíblia ou o ministério. É como “eu estou fazendo negócios”, ou “vender arroz”, coisas assim. Se eles tiverem um evento especial do ministério para fazer, eles dirão: “Nós vamos entregar o óleo para você.” Então, se eles estão indo para dar um discurso ou pregar, então eles vão dizer: “Vamos entregar arroz para você , “Porque é como um campo de batalha, e nós estamos na linha de frente. Estamos lutando contra o diabo.
[Nota do editor: Um começa a falar]
T: Você conhece a história no Antigo Testamento quando o profeta fugiu e se escondeu e o corvo desceu e trouxe pão para ele? Ele disse que estamos também à procura de corvos para nos trazer pão.
A2: Esse foi o profeta Elias, então encorajamos os colegas de nossa equipe a ter a mentalidade de Elias.
R: Há muitas pessoas que sabem sobre nossa equipe agora. Eles nos chamam de “A equipe destemida que pendura suas cabeças com seus cintos”.
T: Significa que eles não se importam com suas vidas.
A: Nós pensamos que, em última análise, é Deus Quem será responsável por nossas vidas.
R: Concordo!
A graça de Deus é suficiente.
A: Nós não sabemos o futuro ainda, e [nós] temos necessidades financeiras também. Então oramos constantemente, 24 horas por dia, em nossa mente e em nossos corações. Oramos o tempo todo. Não paramos de orar. Temos muitos sonhos em nossos corações, e temos encargos para as igrejas que sofrem de pobreza. Além disso, temos encargos para os ministros e os cooperadores, tanto na igreja do governo e na igreja da casa. Não importa que identidade eles são, mas, enquanto eles amam o Senhor, nós os guardamos em nossas orações. Assim, quem está levando o mesmo ministério conosco e compartilha o mesmo fardo – não importa se eles são apenas guerreiros destemidos em oração ou estão trabalhando no campo – eles estão em nossas mentes. Nós os mantemos em nossas orações também.
A2: Nossa rede tem abrangido 30 províncias na China. Assim, para as pessoas que estão lutando na linha de frente, eles têm situações muito difíceis. Por exemplo, por um lado, eles não têm ajuda financeira constante e, em seguida, eles terão de enfrentar a resistência ou perseguição do governo. Então eu sempre digo aos meus colegas de trabalho, se estamos faltando alguma coisa ou estamos em necessidade, só precisamos nos ajoelhar e orar a Deus. Mesmo se o mundo não nos trata bem ou alguém que não nos entende não nos trata bem, Deus será justo, e Deus nos justificará tudo.
R: Estamos planejando realizar uma reunião anual para o próximo ano. Se você dois estão interessados, você está convidado a visitar. Agora, estamos planejando a reunião de planejamento, incluindo colegas de trabalho de Yunnan, Xinjiang e Tibet. Eles virão. [Pessoas] na província de Hainan na área Yanbian [também virá]. Haverá pessoas de [diferentes grupos minoritários] se juntando a nós.
A2: Então, você é bem-vindo para ver o que estamos fazendo.
R: E também vamos ter uma cerimônia de ordenação para vários pastores. Agora, o projecto do novo Regulamento sobre Assuntos Religiosos é ainda mais rigoroso, por isso vamos suspeitar que a situação será mais difícil.
R: O que eles estão antecipando?
A: [O governo] irá restringir em termos de interações entre os colegas de trabalho ou restringir as finanças, e também irá rastrear as pessoas. Além disso, os cidadãos que não têm renda constante podem desfrutar de uma pensão mínima de 300 Yuan [US $ 44,00 USD] por mês do governo, mas, se as pessoas dizem que são cristãos com uma fé ativa, eles provavelmente serão cortados da pensão.
A2: De acordo com os novos regulamentos, não importa se é uma igreja do governo ou igreja da casa. O governo pode ordenar novos pastores e livrar-se dos anteriores. Não é bíblico.
R: Não, é assustador. É realmente assustador.
A2: E também o departamento financeiro da igreja terá de informar à agência de assuntos religiosos.
R: O pastor não está mais no poder de administrar as finanças. As doações ou os dízimos serão retirados ou dados ao governo.
A2: A igreja da casa terá que ser registrado com as autoridades. Caso contrário, o senhorio não será permitido alugar o lugar para que eles possam se reunir mais.
R: Então, nós realmente precisamos de irmãos e irmãs no mundo exterior para orar muito por nós. Creio que Deus abrirá o caminho para nós.
R: Isso leva à minha próxima pergunta, porque, na nossa organização, temos muitos guerreiros de oração e muitas pessoas interessadas em ajudar essas situações, seja através da oração ou financeiramente, então você poderia perguntar Se há alguma coisa que eu possa compartilhar com nosso público?
T: Você quer saber suas necessidades, certo?
R: Sim, suas necessidades, para que eu possa compartilhá-lo com outras pessoas.
T: Se houver uma oportunidade, eles gostariam de visitar sua igreja ou sua organização para que eles possam compartilhar seus fardos para os norte-coreanos e Oriente Médio com os irmãos e irmãs lá em pessoa.
A2: Então, primeiro, precisamos de suas orações, mas em segundo lugar, não pedimos ajuda financeira a nós mesmos, mas temos essas necessidades para o ministério dos norte-coreanos. Além disso, creio que, uma vez que Deus colocou esta visão em nossos corações, podemos confiar que Ele enviará as pessoas certas para serem colaboradores conosco e também contribuir para o nosso ministério. Então, todos esses anos, passamos por todas as dificuldades e situações difíceis através de orações.
A: Eu tenho uma opinião diferente deste irmão, porque eu não sei que se, quando ele voltar para sua cidade natal, quaisquer coisas ruins vão acontecer com ele ou [as finanças de sua igreja] serão cortadas. Gostaria de dizer que devemos nos sentir despreocupados em receber ajuda financeira ou qualquer outra ajuda para os nossos ministérios e coisas, incluindo os nossos bilhetes de comboio, despesas de viagem, coisas assim, porque não estamos a fazer as coisas por nós mesmos. Nós estamos fazendo isso pelo Senhor. Porque ele ainda trabalha para o governo, ele ainda tem um salário de cerca de 2.000 Yuan [$ 290.00 USD], mas eu tenho dois filhos, e minhas despesas de viagem eo custo que paguei por esta viagem foi doado por três colegas de trabalho em casa, então Eu prefiro dizer que não estou aqui para turismo. Se eu estou fazendo isso para o Senhor, não me sentirei envergonhado por receber dos outros. Mesmo que tenhamos opiniões diferentes, entendemos um ao outro.
A2: Apesar de sermos pobres e de sermos financeiramente curtos, não faltaremos em nossa vontade ou em nossa dignidade. Além disso, Deus é um Deus de abundância.
A2: Já estamos muito agradecidos por nos terem dado esta oportunidade de partilhar as histórias das pessoas que lutam na linha da frente, e precisamos que estas informações sejam partilhadas com os seus irmãos e irmãs em casa. Nós já estamos muito gratos por isso.
* As informações Locational removido para proteger a segurança das pessoas envolvidas
Fonte : chinaaid