Coronavírus: Trump suspende todos os voos entre EUA e Europa.
Presidente americano anuncia ajuda a pequenas empresas e ordena ao Tesouro que adie a coleta de tributos de “algumas pessoas e companhias” impactadas.
Em pronunciamento na noite desta quarta-feira, 11, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a suspensão de todos os vôos entre os Estados Unidos e a Europa por 30 dias, a serem contados a partir de sexta-feira, 13. A medida teve o objetivo de impedir a transmissão do coronavírus Sars-CoV-19 dos dois lados do Atlântico e não incluirá o Reino Unido.
“Essas medidas são fortes, mas necessárias”, afirmou Trump, para em seguida classificá-las como “sem precedentes” e elogiar seu próprio governo pelo profissionalismo ao lidar com essa crise. Completou com críticas à Europa por não ter tomado as medidas necessárias.
O primeiro caso de Covid-19 nos Estados Unidos apareceu em Seattle, Washington, em 21 de janeiro. Dois meses depois, o presidente Donald Trump declarou uma emergência nacional enquanto o país luta para controlar a pandemia. Mais de 200 pessoas morreram.
Trump já havia requisitado ao Congresso a liberação de quase 9 bilhões de dólares para o combate e prevenção do Covid-19, causado pelo coronavírus, dos quais 3 bilhões seriam destinados ao desenvolvimento de uma vacina. Desta vez, afirmou que as companhias de seguro de saúde concordaram em cobrir os tratamentos de contaminação por coronavírus e em suspender os pagamentos dos conveniados infectados, segundo o jornal The New York Times.
Antes reticente em reconhecer a gravidade da pandemia, o líder americano afirmou que tomará mais ações de emergência, com o auxílio do Congresso, para permitir a ajuda financeira a pessoas doentes, em quarentena ou responsáveis por cuidar de pacientes.CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A preocupação adicional da Casa Branca, porém, está no desempenho da economia americana. Pressões sobre o Federal Reserve levaram esse banco central a reduzir a taxa básica de juros, como meio de evitar o desaquecimento da produção nacional.
Trump informou ter orientado a Administração de Pequenos Negócios a oferecer juros mais baixos para as empresas afetadas, pedido ao Congresso a liberação adicional de 50 bilhões de dólares para esses programas de financiamento e um alívio imediato no imposto sobre folha de pagamento, segundo o jornal The Washington Post. O Departamento do Tesouro, segundo o presidente americano, foi instruído a adiar a coleta de impostos, sem juros nem multas, para “algumas pessoas e companhias” impactadas pela epidemia.