Começam as inscrições dos cursos de profissionalizantes em São Gonçalo
A jovem Lívia Pereira Guimarães, de 29 anos, foi uma das primeiras alunas a fazer a inscrição para um dos cursos profissionalizantes oferecidos pela secretaria de Desenvolvimento Social de São Gonçalo na manhã desta terça-feira (04/01) no Polo de Assistência de Trindade. Jovens e adultos também lotaram a unidade do bairro do Coelho, que está oferecendo 850 vagas. Ao todo, a prefeitura irá disponibilizar 2,4 mil vagas com as inscrições do Polo de Vista Alegre na próxima semana.
Vim fazer a inscrição no curso de canto e minha mãe fará para as aulas de violão. Canto no Coral da Igreja e quero melhorar ainda mais, disse Lívia, que chegou ao local em sua cadeira de rodas motorizada e com um belo sorriso no rosto. Lívia foi atendida pela própria secretária de Desenvolvimento Social, Ana Cristina Silva.
A estudante de biologia Marcelli Mattos, de 22 anos, fez inscrição para o curso de cuidador de idoso junto com a prima Millena. Além da prima, a estudante levou a tia Monica para o curso de culinária, o irmão Thiago para violão e a avó Maria das Graças, de 64 anos, para estudar informática.
Família unida aprende unida. Todos aproveitando as oportunidades. Até vovó vai entrar na era do computador, garantiu Marcelli Mattos ao lado dos familiares.
A oportunidade de capacitação é voltada para jovens e adultos gonçalenses que tenham interesse em se especializar para ingressarem no mercado de trabalho. O Polo de Qualificação da Trindade está disponibilizando cerca de 450 vagas em 14 cursos, sendo eles: artesanatos em EVA, capitonê, pintura em tecido, entrelaçados em fitas, barbeiro, canto e violão, cuidador de idosos, escultura em frutas e legumes, inglês básico, limpeza de pele, manicure e pedicure, maquiagem, noções básicas de massagem e telemarketing.
A secretária da pasta, Ana Cristina da Silva, destaca que os cursos promovidos na cidade vêm ajudando os gonçalenses a mudarem de vida. “O papel do poder público é contribuir para que a profissionalização esteja ao alcance de todos. Através desses cursos, estamos gerando emprego e renda para toda população gonçalense”, declarou a secretária da pasta, Ana Cristina da Silva.
A unidade Coelho está garantindo à população 800 vagas para os 19 cursos profissionalizantes: artesanato em EVA, pet colagem, decoupagem, pintura em tecidos, entrelaçado com fitas, cabeleireiro, confeiteiro, cuidador de idosos, culinária (Salgados e compotas), depilação, desenho artístico, doces finos, limpeza de pele, refrigeração e lavadoras, manicure e pedicure, escultura em frutas e legumes, informática, inglês básico, e noções básicas de massagem.
MAIS VAGAS No próximo dia 11, o Polo de Qualificação Profissional Professora Fausta Vergínia, em Vista Alegre, abrirá mais 1.200 vagas para 23 cursos: artesanatos em EVA, entrelaçados em fitas, decoupagem, pintura em tecido, capitonê, cabeleireiro, canto e violão, compotas, confeiteiro, corte e costura, cuidador de idosos, refrigeração e lavadoras, depilação, panificação e salgados, doces finos, escultura em frutas e legumes, informática, inglês básico, limpeza de pele, manicure e pedicure, maquiagem e noções básicas de massagem.
Quem quiser se inscrever deverá ir até a sede dos polos, munido dos seguintes documentos: cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Serviço:
– Polo de Assistência Social Professora Fausta Vergínia (Telefone: 3710-1706) — Estrada de São Pedro, nº2, em Vista Alegre.
– Polo de Qualificação Profissional do Coelho (Telefone 2724-3518) — Rua Epitácio Pessoa, nº 71, no Coelho.
-Polo de Qualificação Profissional da Trindade — Rua Damasceno Duarte, nº 941, na Trindade.