BrasilDestakesIgrejas

Com roupas de época, ADCRM – Ministério Palavra de Vida, celebra os 111 anos da Assembleia de Deus.

Por Cláudia Caputi

RIO DE JANEIRO, 16, JUNHO de 2022- A Igreja Assembleia de Deus, fundada na capital paraense, completa 111 anos de existência neste ano de 2022. Em 1910, os missionários suecos Daniel Berg e Gunar Vingren receberam a missão de pregar o Evangelho em um lugar chamado Pará. E foi em 18 de junho de 1911, ali que fundaram a primeira igreja pentecostal, posteriormente denominada Assembleia de Deus.

No sábado, 18 de junho, a Igreja Mãe das Assembleias de Deus no Brasil, presidida pelo pastor Samuel Câmara, iniciará suas comemorações.

Alinhada nesta mesma visão, nos dias 12,13 e 14 de junho, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Central de Rocha Miranda – Ministério Palavra de Vida, localizada  Zona Norte do município do Rio de Janeiro, presidida pelo pastor Adilson Rangel, realizou as comemorações dos 111 anos da história que marca o maior movimento pentecostal do mundo.

O tema dos três dias de celebrações foi: “Honrando ao Deus das Realizações” (Sl 104). Adoração, orações, Palavra de Deus e momentos proféticos fizeram parte da extensa programação. O evento pentecostal reuniu membros da ADCRM caracterizados com roupas de época.

Em entrevista ao DNG, o pastor Adilson Rangel falou que a proposta do Ministério Palavra de Vida, por meio desse evento, é não deixar a história da denominação desconhecida para a maioria dos crentes assembleianos: “A proposta é instruir aos novos assembleianos quanto à história da denominação, o que será feito anualmente no mês de junho, data de sua fundação, por meio de teatro, palestras etc, e, assim, consolidar a doutrina pentecostal em sua essência e seus princípios”, relatou.

A abertura:

Depois dos momentos dos louvores com hinos da Harpa Cristã, a abertura foi oficializada com a leitura da palavra introdutória. Em seguida, foi realizada a entrada simbólica dos casais de missionários que levaram as boas-novas em cada estado do Brasil durante este centenário. Um momento cívico com a entrada das bandeiras e entoação do Hino Nacional Brasileiro também fez parte do início da programação.

Participações:

Durante o momento do ofertório, o evangelista Elias falou sobre o investimento na obra missionária por meio dos missionários Daniel Berg e Gurnan Vingrin. “Alguém investiu para que hoje fôssemos esta colheita”, disse.  Ainda conscientizou sobre a importância de se semear na obra de Deus.

Entre os preletores convidados, estiveram ministrando: os pastores Rodrigo Lira, Alexandre Mahatma e Silvio Quaresma.

Também estiveram prestigiando a noite de encerramento os pastores Luiz Cláudio – ADVEC, Paulo Henrique, Natanael Eufrásio (vice-presidente da CEMAD), Otoni de Paula e esposa, irmã Fátima Francisco, da Assembleia de Deus em Botafogo, e muitos outros. 

Em oportunidade, o vice-presidente da CEMAD falou da sua alegria em comentar sobre as comemorações da denominação que atua há 50 anos.

Que história linda! É a história da nossa Assembleia de Deus! Eu louvo a Deus pela vida do pastor Adilson, porque ele é um pastor que ama a Assembleia de Deus, gosta de reviver isso (…)”, ele ressaltou também a nobreza do motivo da ausência do presidente da CEMAD, pastor Celso Brasil, que está em viagem missionária juntamente com o pastor Samuel Câmara, presidente Nacional da CADB no município de Melgaço, Ilha de Marajó, para desenvolver trabalhos sociais e evangelísticos: “A igreja Assembleia de Deus é isto, uma igreja que se preocupa não apenas com o espiritual, mas também com o social”, declarou o pastor Natanael Eufrásio.  

Os momentos de adoração contaram com as seguintes participações: o dueto Daniela e Joicelyn, irmã Daniele, coral de varões, jovens, mulheres, crianças e a participação especial do cantor e pastor Otoni de Paula, que levou todos a uma saudosa recordação por meio de hinos antigos.

Clamor pelo Espírito Santo foi uma das orações específicas realizadas pelo pastor Wilton Costa – vice-presidente da igreja.

Momento profético e futuras gerações de assembleianos

Ao som do hino 340 da Harpa Cristã, de forma profética, o pastor Jaime anunciou à igreja a nova geração de assembleianos, as futuras gerações e sucessores ministeriais da ADCRM – Ministério Palavra de Vida.

Nós somos a nova geração de assembleianos”, “nós falaremos novas línguas”, “pregamos com poder”, essas foram algumas palavras profetizadas pelas crianças que representaram as futuras gerações.  

Encenação com chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren

Com o propósito de manter a identidade da denominação que proclamou o Evangelho da Salvação por toda a nação, momentos que marcaram a história da Assembleia de Deus foram relembrados mediante uma encenação teatral.

A chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, em um navio, foi um dos destaques do encerramento da festividade. Oração na praça, suas hospedagens em pousadas, as buscas pelo pastor Justo Nelson, abrigo em igreja evangélica, pregação da Palavra de Deus, cura, libertação, batismo com o Espírito Santo e vidas transformadas pelo movimento da Assembleia de Deus foram relembrados e encenados pelos atores.

Ministração da Palavra de Deus e encerramento.

Com referência bíblica no livro de 2 Crônicas 7:14, o pastor Silvio Quaresma falou sobre as quatro condições para Deus se apresentar ao Seu povo.  

Ele iniciou a pregação dizendo: “Não basta eu chamar pelo nome do Senhor, não basta eu ter uma carteirinha de pastor; a cada dia, eu tenho de me comprometer com o Senhor mediante a Sua Palavra”. Em seguida, destacou as quatro condições, iniciando o sermão com a primeira: “Humildade! Eu tenho de reconhecer a grandeza de Deus na minha vida, reconhecer que sou dependente d’Ele”. 

No decorrer do sermão, falou sobre as outras três: oração, buscar a face de Deus e conversão.

Não adiante eu estar com esta Bíblia na mão se eu não faço a mínima questão de a Palavra de Deus estar na minha vida”, conscientizou a todos ao citar a última condição. O pastor Silvio finalizou o sermão cantando o louvor “Hora de partir”.

Depois da mensagem, e a convite do pastor Adilson, um grupo de amigos contemporâneos de seu ministério (discipulados para o ministério pelo pastor Silvio, sendo, hoje, a maioria pastores) juntamente com a igreja, cantou o louvor “Altar em Chamas, Poder de Deus”, composição do pastor Silvio, tema de congresso jovem quando ele e o pastor Jaime lideravam o departamento. Em seguida, o pastor Adilson agradeceu a todos os participantes e cooperadores pela realização do ilustre evento.

A programação foi encerrada com muita alegria e mais um ato profético feito pelo pastor Adilson Rangel, que declarou o slogan da Assembleia de Deus: “Meus filhos e meus netos servirão a Deus com alegria na Assembleia de Deus! Brasil, nós te abençoamos!”

GALERIA DE FOTOS – CONFIRA MAIS FOTOS AQUI

You may also like

More in:Brasil

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *