DestakesInternacional

Coletes amarelos protestam na França contra políticas de Macron Pela 24ª semana consecutiva


Imagens gravadas na cidade de Nice

Pela 24ª semana consecutiva, manifestantes vestidos de coletes amarelos protestam nas principais cidades da França neste sábado (27), a manifestação é contra as medidas política econômicas do presidente francês, Emmanuel Macron. Revindicando seus diretos os manifestantes criticam Macron por seu suposto favorecimento aos ricos e exigem aumento de salários e pensões.

Em sua resposta ao movimento, Macron anunciou cortes de impostos para a classe média de trabalhadores e planos para fechar faculdade de elite da França. Ele disse que continuaria pressionando as políticas pró-empresas pelos manifestantes.

O que os coletes amarelos querem

A primeira pauta de reivindicação do grupo é o preço do combustível na França. Por isso, motoristas profissionais, especialmente os caminhoneiros, assumiram a linha de frente de vários protestos.

A gasolina subiu 23% entre outubro de 2017 e outubro de 2018 no país. A variação no preço do combustível está associada a oscilações do mercado internacional, a variações do dólar e, em menor medida, ao custo operacional.

Mas o que mais exaspera os manifestantes é a incidência de impostos, que representam entre 56% e 60% dos preços do produto na bomba. O governo francês está empenhado num plano de redução do uso de combustíveis fósseis por razões ambientais. Para isso, vem subindo os impostos que incidem sobre o setor, como estratégia para financiar alternativas ecologicamente corretas.

A pauta, que começou pelos combustíveis, evoluiu para uma insatisfação generalizada com o “custo de vida” de maneira geral. E daí para pedidos de destituição do presidente francês, Emmanuel Macron, cuja taxa de aprovação é de 32% e a de reprovação, de 68%.

You may also like

More in:Destakes

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *