Bodas de Ouro. Pastor Paulo Afonso Generoso e missionária Terezinha Matos Generoso celebram 50 anos de casamento.
Celebrando todo o sentimento que cresceu nestas cinco décadas de casados.
SÃO GONÇALO, RJ- O casal pastor Paulo Afonso Generoso e missionária Terezinha Matos Generoso completaram, no dia 8 de julho, a feliz Bodas de Ouro. A união do casal produziu muitas heranças e já alcançou a quarta geração.
A celebração que reuniu familiares, membros da igreja e amigos aconteceu neste último domingo (10), na sede da Assembleia de Deus Betel, que fica localizada no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.
A chegada de limusine foi triunfal! A entrada do casal contou com a participação dos filhos, genro, nora, netos e bisneto, que entrou com as alianças.
O cerimonial foi realizado pelo pastor, vereador e amigo Eliel do Carmo. O celebrante não poupou palavras para ressaltar a valorização da família como instituição divina.
“Estou muito emocionado porque continuo visualizando o projeto de Deus, vendo o Salmo 128 se cumprindo. Aqui, estão todos os elementos para um bom casamento, para uma boa união; todos os elementos falam da continuidade para a vida a dois, que não é fácil!”, afirmou o celebrante ao ministrar com base bíblica no livro de Eclesiastes 4:9.
Entre os convidados, também estiveram prestigiando o casal: o deputado estadual Coronel Salema, deputado federal Felício Laterça, vereador Vinicius, Pr. Douglas Freitas e sua esposa, pastora Danielle, Pr. e vereador Eliel do Carmo, Dr. Rodrigo Carvalho, Pr. Samuel Alves, Pr. Jorge Luiz Nascimento e a ex-prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, entre outros.
Durante a renovação de votos, o casal teve direito a beijo na boca e troca de alianças, contando ainda com a participação especial do cantor pastor Samuel Alves, que, na voz tenor, cantou a música “Pai Nosso”.
Conservador, o pastor e Dr. Paulo Generoso é conhecido e muito respeitado como um referencial de liderança evangélica pelo seu comprometimento com os princípios e valores bíblicos.
Em entrevista ao Destake News Gospel, revelou pilares que o fez chegar aos 50 anos de união matrimonial. E, como pastor e profissional na área jurídica, deixou vários conselhos para os casais.
“Qual conselho eu dou como pastor? Primeiro, eu acredito que o casamento deve acontecer quando a gente vai cumprir o propósito, porque, quando nos casamos, prometemos fidelidade até que a morte nos separe. Então, qual é o ponto final? É quando a morte nos separar; até lá, desistir não funciona! Ainda jovem, estudante, aprendi em uma escola a frase: “dificuldades são estímulos para os que sabem lutar”, disse.
De acordo com os princípios bíblicos, o pastor Paulo Afonso afirmou que “não se pode desistir por qualquer problema, é necessário estabelecer um alvo. Casaram-se no Senhor? Permaneçam até o fim, até que a morte os separe. Isso é o alvo! Isso é bíblico”.
Para o pastor, a maioria das separações estão relacionadas a pessoas que não querem enfrentar problemas: “As pessoas não querem enfrentar problemas. Este negócio de se casar para ser feliz é uma falácia! Ninguém casa para ser feliz; casamos porque somos felizes e queremos compartilhar nossa felicidade com o outro. Isso é que é importante no casamento.”
Outro conselho deixado pelo pastor é que se deve iniciar um casamento em santidade. “Eu vejo tanta gente criando regras para um casamento ser feliz, mas não existem “regras”, existe, sim, um princípio específico, o bíblico. Quem quiser se casar, que se case no Senhor, cumprindo o primeiro protocolo bíblico para o casamento feliz, que é o da santificação, da pureza; que se casem puros”, aconselhou.
O pastor Paulo ainda conscientizou os presentes sobre as dificuldades enfrentadas para se chegar aos 50 anos de casados. “Você vai me perguntar se é fácil, e eu lhe respondo que não, não é fácil! Mas eu e minha esposa vencemos muitos problemas e chegamos até aqui, 50 anos! Agora, o meu alvo é chegar a Bodas de Diamante e, depois, às Bodas do Cordeiro”, brincou sorrindo.
Ele continuou dizendo: “Eu acredito que casar no Senhor é um dos pontos fundamentais, é preciso que se casem com pureza. É preciso estabelecer o casamento como alvo divino para constituição de uma família. Estavam presentes eu, minha esposa e nossa geração até aqui: nosso filho, nosso neto e bisneto. Estamos deixando uma geração! Nosso filho já fez 31 anos de casados! Não sei se vivo mais 19 anos, mas se eu viver, ainda farei as Bodas de Ouro do meu filho, porque eu fiz as do meu pai.”
Além do amor, compreensão, carinho, respeito, resiliência e força para superar dificuldades foram alguns pilares usados pelo casal.
O pastor Paulo ainda falou sobre o mesmo sentimento que os uniu e disse que, ao ver sua esposa saindo do quarto já pronta para a cerimônia, ficou emocionado e novamente a pediu em casamento. “Eu me emocionei quando olhei para ela. As lágrimas brotaram e eu lhe perguntei: ‘você se casa comigo?’ E ela respondeu: “caso’. Depois de 50 anos juntos, você poder dizer isso para sua esposa e poder ouvir a mesma resposta que ela lhe deu há 50 anos é algo indescritível para mim! Casamento é uma união feita no Senhor, é um compromisso, tem que casar e ficar casado”, afirmou o pastor reforçando que casamento não é feito sob várias regras, e sim com apenas uma, o princípio bíblico.
E, falando com a objetividade de um profissional da área jurídica, o pastor afirmou que não faria o divórcio de nenhum crente. “Agora, como advogado, eu não faria a separação de nenhum crente, eu rasgaria a petição e mandaria ele orar e, se possível, tomar vergonha na cara”, finalizou.