“Avançando pela fé”, AD Fonseca celebra 29 anos de emancipação
As comemorações dos 29 anos da Assembleia de Deus do Fonseca, presidida pelo pastor Celso Brasil, que também é presidente da CEMAD/RJ (Convenção Estadual de Ministros das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro), ocorreram nos dias 28 a 30 de abril e 1º de maio, com diversas atividades, sob o tema “Avançando pela Fé”.
No primeiro dia, o culto de abertura das celebrações teve como pregador o pastor Jean Max (AD S. Cristóvão/RJ), que ministrou a Palavra baseado inicialmente nos textos de Hebreus 10.36-39; 11.1-4. “O homem que vive pela fé será um testemunho para as próximas gerações”, afirmou o pastor. Sua esposa, a missionária Mizi Lenne, também participou do culto entoando hino de louvor ao Senhor. Neste mesmo dia, também foi comemorado o aniversário da esposa do pastor Celso Brasil, missionária Sára Brasil, que recebeu homenagens da igreja.
No segundo dia, o culto contou com participação de diversos corais convidados: AD Barracão, AD Cachoeiras de Macacu, AD Castália, AD Porto Taboado, dentre outros. O pregador foi o pastor Cláudio Vieira Coutinho (AD Barracão), que exortou o povo de Deus a não parar de fazer a obra. “Dize aos filhos de Israel que marchem”, Ex. 14.15b. No transcorrer da programação, foram entregues os certificados aos alunos que concluíram o Curso de Liderança 360°, que preparou líderes, da igreja e de outras denominações, para uma forma mais eficaz de trabalho. Também houve consagração de novos obreiros.
No domingo, terceiro dia de festa, pela manhã, sob a regência da Escola Dominical, dirigida pelo pastor Leonardo Cardoso, ocorreram homenagens a personalidades inesquecíveis, eleitas pelos membros da igreja por meio de votação secreta. Cada sala da EBD recebeu uma placa com o nome dos eleitos mais bem classificados no escrutínio.
O único que esteve presencialmente ao evento foi o Pr. Celso Brasil, pois os demais já dormem no Senhor. São eles: irmã Cileia Ramos Marins (uma das fundadoras da EBD local), irmã Aparecida David Pereira (desde a fundação, líder de Oração, que passou para a eternidade no dia 24/abril, poucos dias antes do início da festa), irmão Joaquim Alexandre Pereira Junior (saudoso esposo da irmã Aparecida e incansável trabalhador, que muito colaborou para a construção do templo atual), e irmã Geracina Pires Duarte (uma exímia professora da classe dos Novos Convertidos, cujos frutos do seu trabalho hoje são atuantes como pastores, professores e missionários da igreja). Não podemos deixar de citar outra homenagem à amada irmã Aparecida, cujo nome seguirá eternizado no Jardim de Oração, espaço criado dentro da ONG PAS (Patriarca Assistência Social), onde o departamento feminino local Missão com Mulheres poderá realizar reuniões de oração e atividades pertinentes.
À noite, a igreja se reuniu na Matriz para o culto de adoração ao Senhor, cuja pregação foi proferida pelo pastor Romildo Resende (ADVEC), que relembrou o período em que foi o 1º vice-presidente da igreja.
Na segunda-feira, feriado do Dia do Trabalho, houve uma extensa e dinâmica programação, iniciando com uma passeada que saiu da igreja, com a Banda Sinfônica Ruth Doris Lemos, e os vários departamentos e Filiais munidos de faixas evangelísticas e entoando hinos.
A passeata parou para uma celebração emocionante, com a inauguração do Centro Cultural Paulo Lopes (que, por décadas, foi presidente da AD Ilha da Conceição), uma justa homenagem a este homem de Deus que tanto se dedicou à obra do Senhor e hoje descansa nos braços do Pai. Ali será um local especial, para programações evangelísticas e ensino, principalmente de aula de música em que, aliás, um dos maestros é o genro do pastor Paulo Lopes, o pastor Elias Campos.
O momento solene também contou com a participação de familiares, amigos e políticos, tais como o ex-prefeito e atual secretário executivo de Niterói, Rodrigo Neves, e do vereador Fabiano Gonçalves. Logo depois, a passeata prosseguiu até o Sítio Manancial (propriedade da igreja que fica nas imediações da Matriz), onde aconteceram o batismo nas águas de diversos candidatos que decidiram proclamar ao mundo sua nova vida em Cristo, e a Festa dos Tabernáculos, momento de descontração e comunhão entre os irmãos, onde departamentos da igreja e Filiais participaram com barracas de quitutes, cuja parte da renda será destinada a colaborar com a construção da Catedral, localizada no Centro de Niterói (Caminho Niemeyer).
“Até aqui nos ajudou o Senhor e continuaremos, avançando pela fé, como é o tema proposto por nossa Convenção, e que tem sido uma realidade para nossa igreja”, declarou o pastor Celso Brasil. “Temos muitos desafios pela frente. Mas nossa fé nos faz contemplar as vitórias. Temos visto os milagres que Deus tem feito em nosso meio, principalmente na salvação de almas para o Reino, e abrindo portas que dantes jamais imaginamos. A Ele rendemos toda glória e louvor. Chegamos até aqui e prosseguiremos… avançando pela fé!”.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da AD Fonseca