Astronautas retornam à Terra após nove meses no espaço
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os astronautas americanos Butch Wilmore e Sunita Williams retornaram à Terra na noite da última terça-feira (18), após passarem mais de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS) devido a um problema técnico.
A espaçonave Crew Dragon Freedom, da companhia SpaceX, pousou com sucesso no Golfo do México, próximo à costa da cidade de Tallahassee, na Flórida, encerrando uma missão que atraiu atenção mundial nos últimos meses.
O voo de retorno também trouxe de volta o comandante americano Nick Hague e o piloto russo Aleksandr Gorbunov, ambos da missão Crew-9. Eles haviam sido enviados à ISS em setembro passado para permitir o retorno de Wilmore e Williams, que ficaram retidos na estação.
Logo após o pouso, barcos se aproximaram rapidamente da cápsula para as verificações de segurança, acompanhados por um grupo de golfinhos. Em seguida, um navio içou a cápsula da SpaceX a bordo. Após a abertura da escotilha, os quatro astronautas foram retirados um a um, acenando com o polegar para cima para sinalizar que estavam bem.
Nos próximos 45 dias, eles passarão por um programa de reabilitação para readaptação à gravidade terrestre. “Promessa feita, promessa cumprida”, celebrou a Casa Branca em publicação na rede social X.
Wilmore e Williams haviam partido para o espaço a bordo da nave Starliner, da Boeing, em junho de 2024, em um voo de teste que deveria durar apenas alguns dias. No entanto, devido a falhas no propulsor da espaçonave, ela retornou vazia para a Terra, deixando-os na ISS por mais de nove meses.
Embora sua permanência tenha ultrapassado a média usual de seis meses, ficou abaixo do recorde de 437 dias ininterruptos no espaço, estabelecido pelo cosmonauta russo Valeri Polyakov na antiga estação MIR.