DestakesInternacional

Astronautas retornam à Terra após nove meses no espaço

Getting your Trinity Audio player ready...

Os astronautas americanos Butch Wilmore e Sunita Williams retornaram à Terra na noite da última terça-feira (18), após passarem mais de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS) devido a um problema técnico.

A espaçonave Crew Dragon Freedom, da companhia SpaceX, pousou com sucesso no Golfo do México, próximo à costa da cidade de Tallahassee, na Flórida, encerrando uma missão que atraiu atenção mundial nos últimos meses.

O voo de retorno também trouxe de volta o comandante americano Nick Hague e o piloto russo Aleksandr Gorbunov, ambos da missão Crew-9. Eles haviam sido enviados à ISS em setembro passado para permitir o retorno de Wilmore e Williams, que ficaram retidos na estação.

Logo após o pouso, barcos se aproximaram rapidamente da cápsula para as verificações de segurança, acompanhados por um grupo de golfinhos. Em seguida, um navio içou a cápsula da SpaceX a bordo. Após a abertura da escotilha, os quatro astronautas foram retirados um a um, acenando com o polegar para cima para sinalizar que estavam bem.

Nos próximos 45 dias, eles passarão por um programa de reabilitação para readaptação à gravidade terrestre. “Promessa feita, promessa cumprida”, celebrou a Casa Branca em publicação na rede social X.

Wilmore e Williams haviam partido para o espaço a bordo da nave Starliner, da Boeing, em junho de 2024, em um voo de teste que deveria durar apenas alguns dias. No entanto, devido a falhas no propulsor da espaçonave, ela retornou vazia para a Terra, deixando-os na ISS por mais de nove meses.

Embora sua permanência tenha ultrapassado a média usual de seis meses, ficou abaixo do recorde de 437 dias ininterruptos no espaço, estabelecido pelo cosmonauta russo Valeri Polyakov na antiga estação MIR.

Outros Destakes

Mais notícias nessa categoria:Destakes

Comments are closed.