Asteroide ‘potencialmente perigoso’passa próximo à Terra, diz NASA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A NASA informou, nesta quarta-feira (26), que um asteroide entre 130 e 290 metros de diâmetro passou próximo à Terra. Chamado 2014 TN17, o asteroide esteve a cerca de 5,1 milhões de quilômetros do nosso planeta — aproximadamente 13 vezes a distância da Lua. Embora essa distância possa parecer relativamente grande, ele foi classificado pela agência espacial como um asteroide “potencialmente perigoso”.
Parte desse perigo está relacionado ao seu tamanho, que é maior, por exemplo, que a Pirâmide de Quéops, no Egito, que possui 147 metros de altura, ou o dobro do Taj Mahal. A NASA estima que o asteroide tenha cerca de 165 metros.
Os cálculos da NASA indicam que asteroides como o 2014 TN17 são classificados como “potencialmente perigosos” quando ficam a menos de 7,4 milhões de quilômetros da Terra ou possuem mais de 140 metros de diâmetro. Essa medida é feita em unidades astronômicas (UA), sendo que cada UA corresponde a 149.597.870 quilômetros.
De acordo com a NASA, o asteroide não apresenta risco de colisão com a Terra e já passou pelo ponto mais próximo possível. Seu nível de risco é considerado dentro da escala estabelecida pela agência. No entanto, a NASA alerta que asteroides dessa categoria possuem grande capacidade de impacto caso sua trajetória seja alterada.