DestakesIgrejas

Assembleia de Deus em Porto do Rosa, São Gonçalo celebra 55 anos

Os dias 16,17 e 18 de abril de 2021, ficaram marcados  na história da Assembleia de Deus em Portão do Rosa, pastoreada pelo Pastor local Getúlio Tomaz Corrêa. Seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus (Covid-19), membros e visitantes participaram da festividade de agradecimento a Deus  pelos 55 º aniversário do templo. As celebrações  contaram com as presenças dos Pastores José Teixeira Natalino e Osmar da Conceição preletores do evento.

A igreja que é filiada a Assembleia de Deus em Nova Cidade, pastor presidente José Teixeira Natalino, fica localizada na rua: Ladislau Neto, 3279 – Porto do Rosa, São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

A história da Igreja  

Lendo a história da Igreja Primitiva, partindo de seu início com Jesus e seus discípulos à sua institucionalização em Atos dos Apóstolos e avançando aos tempos modernos, vemos uma Igreja enfrentando lutas, perseguições, tempos difíceis, porém, ela nasceu poderosa e como tal, vitoriosa. Também percebemos uma Igreja atravessando séculos, vencendo obstáculos e desafios, frutificando e exaltando o nome de seu Senhor em todo o mundo.

Obedecendo à ordem do Senhor da Igreja: “Crescei e multiplicai…” A Igreja, como um organismo vivo, também cresce e dá seus frutos.

A década de 1960 foi um período conturbado de revolução político, econômico e social no Brasil, mas a Igreja de Cristo segue avançando e nesse contexto, surge um pequeno ponto de pregação na residência do Irmão Gentil, próximo ao largo de Manoel da Ilhota, sob a direção dos irmãos Luís Carlos Teixeira (atualmente pastor-presidente da Assembleia de Deus em Bela Vista) e Dominel Januário. Não parou por aí, dos cultos semanais o trabalho prosperou. Surgiu, então, a necessidade de um espaço maior. O que, consequentemente, levou à aquisição de um terreno próximo ao ponto de pregação para a construção de um  templo. No dia 10 de abril de 1966 é lançada a pedra fundamental da Congregação em Porto do Rosa. Desde então, o intenso trabalho de evangelização e pregação do evangelho tem rendido frutos e hoje daquele pequeno ponto de pregação resplandece a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Porto do Rosa.

O trabalho evangelístico na congregação em Porto do Rosa cresceu. Conforme registrado na palavra de Deus em 1 coríntio 3: 6 e 8 que diz: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. (…) Ora, o que planta e o que rega são um”, muitos homens de Deus empenharam seu tempo, disponibilidade, dispensando até mesmo muitas lágrimas para que a semente plantada em Porto do Rosa crescesse e frutificasse. Assim, tivemos a honra de termos pessoas que não mediram esforços em por a mão no arado. Ao passo que um plantou, outros regaram, mas o crescimento veio de Deus. Desde os iniciadores do trabalho, Pastor Luís Carlos Teixeira e Ir. Dominel Januário, passaram por nossa congregação homens valorosos que ajudaram a escrever a história de nossa congregação. Homens de Deus como: Pastor Vítor Alves da Silva, Pastor Alberto Toledo, Pastor Rafael Alves de Oliveira, Pastor Euclides, Pastor Miguel Matos, Pastor José Sobrinho, Pastor Inaldo Alves, Pastor José Teixeira Natalino (atualmente, pastor-presidente do ministério geral da Assembleia de Deus em Nova Cidade), Pastor Célio Freire, Pastor Mateus Nunes, Pastor Abrahão José de Sá, Pastor Hamilton Marques, Pastor Zilá e Pastor Getúlio Thomaz Correa, o atual dirigente, empossado em 26 de janeiro de 1998.

Não basta somente ser plantada. A semente precisa crescer e Jesus deixa claro que a nossa missão é gerar bons frutos e que esses frutos permaneçam. Sendo assim, com o crescimento do trabalho, um grupo de irmãos vindos da Assembleia de Deus em Porto da Madama passam a congregar em Porto do Rosa e dá início ao primeiro departamento musical da Igreja, o conjunto Geral Ebenézer, no qual louvavam jovens, adultos e senhoras. Esse conjunto foi a semente dos vários departamentos musicais da Igreja.

Em novembro de 67, sob a direção das irmãs Necilda e Jurema, nasce o Círculo de Oração, do qual germinaria o então conjunto de Senhoras Herdeiros da Promessa. Passa a partir daí o Conjunto Geral Ebenézer a ser apenas Conjunto Jovem Ebenézer, no qual louvam nossos jovens e adolescentes.  Logo surgiu a necessidade de um departamento que cuidasse de nossas crianças, surge, sob a direção dos irmãos Cesário e Neiva, o Conjunto de Crianças Jardim de Deus, vindo, em 1979, a se chamar Conjunto Novo Horizonte.

Avançando um pouco mais no tempo, e diante das crescentes necessidades espirituais de nosso povo e dos de fora, iniciam-se os trabalhos de Libertação sob a direção dos pastores Alédio e Antônio Costa, às segundas-feiras, onde Deus tem manifestado suas maravilhas com libertações, curas e milagres.

Em 1998, é fundada o Equipe de Evangelismo Resgatando Vidas, responsável pelo trabalho de pregação do Evangelho na comunidade e áreas urbanas, fundado originalmente do Grupo de Louvor e Evangelismo Resgatando Vidas, fundado pelos irmãos Neiva e Josias. Em 2005, cresce a necessidade de um grupo para louvar a Deus, inicialmente, nos cultos dos pontos de pregações, é fundado, então, o Conjunto Vozes de Jerusalém, sob a coordenação e direção do dc Milton. Atualmente  o conjunto é composto por varões.

Com o intuito de envolver a Igreja e todos os departamentos musicais no espírito de louvor e adoração, sob a inspiração do pastor Getúlio Thomaz Correa é formado um grande conjunto englobando toda a igreja: o Conjunto Geral Avante por Cristo, atualmente sob a direção do dc Vicente Carvalho, sua esposa Elisangela Carvalho e irmã Joselene Correa.

Assim, ao comemorarmos nosso aniversário de 50 anos de fundação, o nosso Jubileu de Ouro, nos alegramos pelas vitórias porque toda lágrima derramada, lutas e obstáculos vencidos não foram em vão, pois vemos que a semente plantada na residência do irmão Gentil frutificou e gerou frutos e frutos que permanecem para a glória de Deus. Seguimos cumprindo o propósito de Deus para nós: “como a alva do dia brilhante como o sol para iluminar o Caminho que é Jesus e formidável como um exército com bandeiras para aniquilar as forças do inferno”. (Cânticos 6:10)

You may also like

More in:Destakes

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *