Arqueólogos descobrem “Púrpura Real”, que pode ter sido usado pelo Rei Salomão
Amostras raras de 3.000 anos de “púrpura real” foram descobertas em Timna, datando dos reinados bíblicos do Rei Davi e Salomão.
Uma equipe de pesquisadores liderada pela Autoridade de Antiguidades de Israel estava explorando o antigo Vale de Timna no sul de Negev, uma região conhecida por sua antiga produção de cobre , quando descobriram um pacote de tecidos antigos e coloridos. Entre os panos havia um tecido singular, uma borla e fibras de lã datadas de aproximadamente 1000 aC. E essas três amostras de tecido exclusivas foram todas tingidas com o lendário “roxo real”.
Notas bíblicas azuis, beirando o roxo
Colocando a descoberta em contexto, os tecidos da Idade do Ferro tingidos de púrpura claro foram fiados no mesmo período de tempo associado aos bíblicos Davi e Salomão em Jerusalém, cerca de 3.000 anos atrás.
A tintura, “púrpura real”, que era uma reserva das elites sociais, era produzida a partir de moluscos encontrados no Mediterrâneo a mais de 300 quilômetros (186 milhas) de Timna, que por si só era uma região mencionada várias vezes na Bíblia, tanto em cristão como Contextos judaicos. Evidências de uma fábrica de tinta roxa foram encontradas perto de Haifa, mais ao norte, no entanto, esta é a primeira vez que tecidos tingidos com a cor púrpura real foram encontrados em Israel ou no sul do Levante .