Arqueólogos descobrem pontas de flechas da batalha bíblica em Gate, cidade natal de Golias
Uma ponta de flecha feita de osso foi desenterrada perto da antiga cidade israelense de Gate, a casa bíblica de Golias – uma descoberta que os arqueólogos dizem que pode confirmar os relatos bíblicos sobre a queda da cidade filistéia.
Os pesquisadores descobriram uma ponta de flecha feita de osso de animal dentro dos escombros de uma casa na cidade baixa, que eles acreditam ter sido usada como parte da última resistência de Gate contra o exército do rei arameu Hazael 3.000 anos atrás, de acordo com o estudo .
As descobertas, publicadas na Near Eastern Archaeology , observam que a ponta da flecha foi descoberta inicialmente em 2019 e provavelmente foi criada em uma oficina a cerca de 300 metros de onde a ponta da flecha foi descoberta.
“Esses ossos foram selecionados especificamente para o trabalho devido ao seu grande tamanho a partir do qual vários pontos podem ser feitos, e sua espessa camada de osso compacto duro que foi cortado seguindo o comprimento do osso, ou seja, seu eixo longitudinal”, escreveram os pesquisadores em estudo. “Isso tornaria os artefatos extremamente robustos e capazes de suportar impactos.”
Os pesquisadores acreditam que a ponta da flecha provavelmente foi usada em batalha, já que a ponta está quebrada e há uma “fratura de impacto clara” na ponta da flecha.
“Todas as partes do ponto Tell eṣ-Ṣafi / Gath estão presentes”, disseram eles. “No entanto, a análise de microdesgaste do objeto duplica o padrão de dano encontrado por Knecht com uma fratura de impacto clara (ou seja, uma cicatriz) na ponta da ponta da flecha Tell eṣ-Ṣafi / Gath.”
“Há também microestrias dentro da cicatriz que foram criadas com a força do contato com o alvo. Além disso, a ponta havia sido quebrada perto do meio do eixo, talvez como resultado desse impacto. Esses resultados demonstram que a ponta da flecha foi usada e atingiu um alvo. ”
Gate, comumente associado ao gigante Golias, que Davi derrotou antes de se tornar o Rei Davi, é a cidade filistéia mais mencionada na Bíblia. Em 1 Crônicas 18, Davi captura a cidade. Em 2 Crônicas 11, seu neto Roboão o fortalece. A cidade foi posteriormente capturada pelo rei Hazael de Damasco por volta de 830 aC, antes que ele atacasse Jerusalém.
O relato do Velho Testamento encontrado em 2 Reis 12: 17-18 diz: “Por volta dessa época, o rei Hazael, da Síria, subiu e atacou Gate e o capturou. Depois, voltou-se para atacar Jerusalém.
“Mas Joás, rei de Judá, levou todos os objetos sacros dedicados por seus antecessores – Josafá, Jeorão e Acazias, os reis de Judá – e os dons que ele mesmo dedicou e todo o ouro encontrado nos tesouros do templo do Senhor e do palácio real, e ele os enviou a Hazael, rei da Síria, que então se retirou de Jerusalém. “
Escavações arqueológicas em Gate, no Israel moderno, revelaram que a cidade foi destruída no século IX aC, mais ou menos na mesma época em que Hazael provavelmente invadiu.
Aren Maeir, professor de arqueologia da Universidade Bar-Ilan que lidera a expedição em Tell es-Safi, disse ao Haaretz que esse tipo de armamento era incomum na Idade do Ferro, já que o osso é muito menos eficaz do que o metal.
“Em muitas culturas, você tem pontas de projéteis ósseas, mas conforme você se move para uma sociedade orientada para o metal, elas desaparecem”, disse ele.
“A ponta de flecha comum na Idade do Ferro era feita de bronze e ferro. Aqui e ali ainda se encontram pontas de ossos, mas não são muito comuns … Mostra os momentos dramáticos do fim da cidade e as medidas desesperadas que estavam tomando para fazer armas que pudessem ajudar na sua defesa ”, acrescentou.
Em 2015, os arqueólogos descobriram os restos de um grande portão e muro que lançou uma nova luz sobre a cidade de Gate, suas práticas e suas defesas.
Com informações: christianpost