DestakesPr. José Wellington

A UNIDADE DA IGREJA

Dr. José Wellington Fagundes Marins, Pastor Casado, pai de 2 filhos graduado pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, com curso de pós graduação pela FEMPERJ – Fundação Escola do Ministério Público – RJ.

O tema unidade da igreja é de extrema relevância vez que as Escrituras Sagradas nos exortam a lutar pela sua manutenção (Ef. 4.3) e o próprio Jesus, em suas últimas palavras aqui na terra orou pela unidade da igreja (Jo. 17.21)

Precisamos, portanto compreender o que significa unidade.  Em primeiro lugar, não podemos confundir unidade com uniformidade. A uniformidade é quando todos pensam, vestem do mesmo jeito ou quando todos utilizam-se do mesmo método. Unidade, é quando apesar das diferenças, todos estão imbuídos do mesmo propósito, do mesmo objetivo final. Se por exemplo, existem vários galhos do mesmo tamanho e da mesma grossura, nós temos uniformidade, mas se estes galhos estão separados um do outro então não se tem unidade. Todavia, se você junta vários galhos de diferentes tamanhos e grossuras, formando um só monte de galhos, pode não existir uniformidade mas eles juntos são mais fortes do que o mais forte e o mais grosso galho sozinho. É como as notas musicais onde cada uma tem um som diferente, mas para que haja harmonia, é necessário que cada uma delas toque no tempo certo e que todas estejam sob a regência do maestro (que é um só).

Unidade não significa que você tenha que concordar com tudo o que seu irmão pensa, diz ou faz, mas que independente das diferenças, você o continua amando. O amor que nos une deve ser maior que as diferenças que nos separam. É como no relacionamento conjugal: Um cônjuge pode não gostar ou concordar com o que o outro pensa, mas deve continuar o amando mesmo assim. A unidade da igreja faz com que nos concentremos naquilo que nos une e não naquilo que nos divide. Questões periféricas como método de batismo, por exemplo (se aspersão ou imersão) ou convenção de pastor, não devem comprometer a unidade da igreja.

Finalmente, precisamos entender que a Unidade da igreja existe por Obra de Deus realizada na Cruz do Calvário, onde a união perdida na queda foi restabelecida. Deus sacrificou Seu Filho em prol da unidade da igreja e todas as vezes que nos recusamos a viver em unidade e permitimos que diferenças pequenas sejam obstáculos para nossa união, nós desonramos o sacrifício de Cristo. Deus é comunidade (Pai, Filho e Espirito Santo) e assim devemos ser.

José Wellington Fagundes Marins

Pastor presidente da Comunidade Cristã Oásis

You may also like

More in:Destakes

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *