A República Tcheca chama Jerusalém de ‘Cidade da Bíblia’ e abre a embaixada
O primeiro-ministro tcheco, Andrei Babish , inaugurou o escritório da embaixada tcheca em Jerusalém. O escritório terá um cônsul tcheco que cuidará de questões consulares, políticas e econômicas. Esta é uma extensão da Embaixada Tcheca que permanecerá em Tel Aviv.
A cerimônia contou com a presença do ministro das Relações Exteriores de Israel, Gabi Ashkenazi, e do ministro da Segurança Interna, Amir Ohana , que representou o primeiro-ministro Netanyahu. A abertura do escritório em Jerusalém veio como parte do cumprimento da promessa do presidente tcheco Milos Zeman de abrir gradualmente uma embaixada em Jerusalém. Na primeira fase, um cônsul honorário foi nomeado em Jerusalém, na segunda, os tchecos estabeleceram a “Casa Tcheca” em Jerusalém para promover a cultura tcheca, e nesta terceira fase, eles abriram um escritório em Jerusalém que é um braço diplomático da a embaixada em Tel Aviv.
O primeiro-ministro Babish disse na cerimônia: “Hoje em dia estamos lutando contra um novo e poderoso inimigo que é pequeno em tamanho, mas forte em suas consequências. Voltamo-nos para Israel, o país líder na luta contínua e exigente contra a pandemia. Mas a razão pela qual nos reunimos aqui hoje não tem nada a ver com Corona. Estamos aqui para uma feliz ocasião. E tenho o orgulho de anunciar a todos vocês que nós, República Tcheca, estamos abrindo uma legação diplomática aqui em Jerusalém, na Washington Street. Mais de dois anos atrás, nosso presidente, Miloš Zeman, foi inaugurado nesta cidade da Bíbliaa casa checa, onde as pessoas são bem-vindas para receber informações sobre turismo e cultura, e disse que mais passos estariam por vir. Cumprimos nossas promessas. Temos uma missão diplomática completa aqui em Jerusalém. É uma missão que vai discutir vários assuntos, desde a política, passando pela cooperação econômica, passando por agendas consulares e outros assuntos. Terá um quadro permanente que trabalhará sob a liderança da embaixada em Tel Aviv. Isso marca mais um marco em nossa cooperação e atesta a importância que damos a esta grande cidade. E tenho a certeza absoluta de que continuará a promover o fortalecimento dos laços entre os nossos povos e a tornar-se mais uma prova da nossa verdadeira e sincera amizade, entre a República Checa e o Estado de Israel ”.
O ministro das Relações Exteriores Ashkenazi acrescentou: “As mudanças no Oriente Médio devem ser baseadas no reconhecimento da realidade e da verdade histórica de que a cidade de Jerusalém tem sido o centro espiritual do povo judeu e sua capital por mais de 3.000 anos e a capital do Estado de Israel desde o seu início. ”
Ashkenazi agradeceu ao presidente tcheco Miloš Zeaman por sua iniciativa e decisão de abrir o escritório da embaixada, e ao governo tcheco por sua ação determinada para combater o anti-semitismo e adotar a definição de anti-semitismo da IHRA (International Holocaust Remembrance Alliance).
O Ministro Ohana concluiu: “Você pode imaginar como é importante para nós que nossos amigos e aliados reconheçam a conexão especial entre o povo (israelense) e esta cidade incrível. Ao fazer isso, a República Tcheca se junta aos Estados Unidos e a outros membros antes dela. Consideramos este evento de grande importância e uma homenagem por parte da República Tcheca. ”
Com informações: Israel Today