BrasilDestakes

5ª AGO DA CEMAD/RJ MARCADA PELO FERVOR E PELA GLÓRIA DE DEUS.

Foram apenas dois dias, mas foram intensos, de grande mover de Deus e abordagem de assuntos de extrema importância para a igreja. A 5ª AGO da CEMAD/RJ (Convenção Estadual de Ministros das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro), presidida pelo Pr. Celso Brasil, aconteceu em 22 e 23 de abril, na Assembleia de Deus do Barracão, em São Gonçalo/RJ, cujo presidente é o Pr. Cláudio Coutinho. A igreja ficou lotada nos dois dias.

O culto de abertura, na noite do dia 22, impactou a todos com diversos momentos comoventes. A começar pela homenagem especial feita pela igreja ao Pr. Celso Brasil e sua esposa, Sára Brasil. Na entrada, Pr. Celso e irmã Sára foram recebidos por jovens que seguravam fotos do casal, enquanto o Pr. Cláudio Coutinho, com voz embargada, lia um texto que emocionou as pessoas presentes, falando da amizade e do carinho do Pr. Celso Brasil para com ele e sua família, principalmente por ocasião da morte de seu pai: “Quando Deus levou o meu pai, o Pr. Celso Brasil ficou ao meu lado o tempo todo, cuidando de mim, preocupado com a minha saúde e bem-estar da minha família. Isso eu nunca vou esquecer!”

A sessão solene seguiu com entrada das bandeiras e hinos oficiais. Logo após, o conjunto da Missão com Mulheres – departamento feminino da CEMAD – entoou um hino, sendo agregado, em seguida, ao conjunto da Missão com Homens, formando um imenso coral; momento muito comovente. Posteriormente, os homens cantaram mais um hino. O 4º hino ficou por conta do Coral de Jovens e orquestra da igreja local. No momento da oferta, ministrada pelo pastor Eliezer Germano de Sá, que trouxe uma breve mensagem sobre 2 Co 9.6, foi a vez do Coral da igreja se apresentar, encantando a todos com a harmonia e qualidade de suas vozes.

A pregação da Palavra do Senhor foi um momento glorioso, onde Deus usou poderosamente o Pr. Renan di Melo para falar sobre a fé de Abraão, baseado no texto de Gn 15.1-18. “Os três maiores seguimentos religiosos do mundo (cristianismo, judaísmo e islamismo) têm Abraão como exemplo de fé”.(…) Na terra de Ur, Abraão viu muitos deuses que ele não ouvia. Até que, um dia, ele ouviu a Deus, a quem ele não viu, mas seguiu.” Pr. Renan discorreu sobre a vida de Abraão, seus erros e acertos, pincelando lições importantes que trouxeram reflexão e ânimo para os ouvintes, com a glória de Deus sendo manifesta no meio do povo.

Em pé, à direita, Pr Renan di Melo, pregador da abertura

“Por que Abraão estava com medo? (…) Deus disse: ‘Não temas, porque Eu sou o teu escudo’. Escudo não é arma de guerra, é de proteção. E outro detalhe: escudo se usa na frente.” Com isso, ele afirmou que Deus é a nossa proteção e é Ele quem vai à frente nas nossas batalhas! Não temos o que temer.

Outro ponto impactante na mensagem, dentre tantos, foi quando o Pr. Renan discorreu a respeito da aliança firmada por Deus com Abraão. Numa época em que não havia papel para selar um contrato, os pactos eram feitos através de um ritual de sacrifício de animais, onde estes eram divididos em duas metades. No versículo 17, Deus cumpre o ritual de passar como fumaça e como fogo. “Deus passou por aquelas metades duas vezes. Por Ele, e por Abraão. Porque Ele sabia que Abraão lá na frente iria quebrar o pacto. Mas Deus nunca quebraria”.  Deus é fiel e sempre cumpre suas promessas para com seu povo.

2º dia – exortação e conselhos

Pr Natanael Eufrásio orando pelo pregador do segundo dia, Pr Basileu Renê

No segundo dia da AGO, foi realizada a sessão plenária, com intuito de discutir assuntos pertinentes ao exercício ministerial. A oração inicial foi feita pelo Pr. Natanael Eufrásio (1º vice-presidente da CEMAD/RJ), seguida de louvor ministrado pelo Pr. Eliezer Germano de Sá, e leitura bíblica, quando o Pr. Marcos Fernandes fez uso do Salmo 100.

A pregação ficou por conta do Pr. Basileu Renê, que ministrou em Lucas 8.24 para falar do comportamento dos discípulos na passagem em que Jesus acalma a tempestade. “Os discípulos eram pescadores e estavam acostumados com tempestades”, relembrou o pastor em sua introdução. “Podemos viver surpresas na vida, por mais experientes que sejamos. Ninguém segue uma linha reta sem que alguma circunstância o decepcione, aflija, desanime a ponto de querer desistir.” Ele seguiu dizendo que Jesus estava no barco e era Ele quem iria acalmar a tempestade, assim como intervém em nossas vidas sempre que precisamos, não nos deixando à deriva.

Pr. Basileu, do alto de seus 72 anos, contou sua experiência quando iniciou seu ministério. Ele também trouxe muitos conselhos e um grande alerta: “Precisamos cuidar de nós mesmos para não nos tornarmos inacessíveis às pessoas com as quais nos relacionamos”, referindo-se aos cuidados que ministros e ministras do Senhor devem ter com a saúde física e mental. Ele advertiu que o ministro deve procurar ajuda quando não estiver se sentindo bem: primeiramente, em Deus, através da oração; de pessoas confiáveis e leais, e de profissionais especializados que o ajudem a cuidar do corpo e da mente.

Ele seguiu fazendo uma analogia com nossa visão diante do espelho, confrontando os ministros com as questões morais e éticas: “Temos que nos olhar no espelho. Como está nossa postura como ministros?  Temos posturas rejeitáveis? Temos posturas arcaicas? (…) O espelho reflete a nossa verdadeira imagem. Cada vez que nos olharmos nele, temos que nos impactar (positivamente) com a nossa imagem. (…) No espelho, você vai ser confrontado para ir à público. Você está pronto? Você é capaz (para exercer seu ministério)? Você tem moral para falar às famílias? Você tem os princípios bíblicos para ser o pastor dessa igreja? Ou será que o seu espelho anda embaçado (e você não consegue se ver)?”

Pr. Basileu também usou o exemplo de Josafá, quando o exército inimigo, maior e mais poderoso, invadiu o reino de Judá. Josafá temeu e procurou a Deus. O Senhor providenciou a vitória enquanto o povo cantava. “O que tem um coral a ver com guerra? Nada!” Mas o nosso Deus é um Deus que faz coisas tremendas e absurdas aos nossos olhos. “O gigante foi morto com apenas uma pedra”, falou o Pr. Basileu, referindo-se ao “absurdo” operado pelo rei da Davi, em nome de Deus, ao derrubar o gigante Golias. E finalizou entoando o refrão do Hino 4 da Harpa Cristã: Deus cuidará de ti.

Assuntos administrativos

Na sessão plenária, o Dueto Maravilha (Pr. Amauri e irmã Zeza) entoou louvor ao Senhor. Logo em seguida, o Pr. Natanael Eufrásio convocou a mesa diretora, composta por: Pr. Celso Brasil (presidente), Pr Marcos Fernandes (3º vice-presidente), Pr. José Carlos Domingos (4º vice), Pr. Roberto Medeiros (1º secretário), Pr. Jean Marx (2º secretário) – os 3º e 4º secretários, Pr. Josiel e Pr. José Carlos dos Santos não puderam estar presentes – Pr. Valter Leite (1º tesoureiro) e Pr. Eliezer Germano de Sá (2º tesoureiro e presidente do Diretório da Capital), Pr. Milton Oliveira Alves, além do anfitrião, o Pr. Cláudio Coutinho, e dos presidentes dos diretórios regionais, Pr. Germano Soares (Diretório Baixada), Pr. Juarez Bastos (Diretório Niterói/São Gonçalo) e Pr. Erivaldo Coutinho (Diretório Lagos).

Pr. Celso Brasil apresentou visitantes ilustres, dentre eles, representantes da CEADER (Convenção Evangélica das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro e outros), Pr. Isaías Coimbra, Pr. Sidcley, Pr. Silvio Barbosa da Silva; e autoridades políticas, tais como o deputado federal Otoni de Paula e o vereador do município de Niterói/RJ, Fabiano Gonçalves.

No uso da palavra, vários ministros tiveram oportunidade de expressar a respeito de assuntos pertinentes aos convencionais. Vamos destacar, aqui, alguns deles:

120 novos integrantes

Pr. Natanael deu as boas-vindas aos 120 novos ministros (homens e mulheres) que se filiaram a CEMAD. Atualmente, a Convenção conta com mais de mil filiados e segue crescendo exponencialmente.

Escola de Capacitação Ministerial – ECAM

A ECAM terá início em 4/Junho, na AD Ministério Despertando Vidas – Rua José dos Reis, 2170 Inhaúma. O curso tem duração de 5 meses (4/junho a 5/novembro) e as aulas serão ministradas no primeiro sábado de cada mês. As inscrições estão abertas. O valor é R$90,00 (incluso material didático e alimentação no local).

Centro de Recuperação

O Pr. Eliezer Germano falou a respeito do Centro de Recuperação, mantido pela CEMAD, em Realengo. O terreno foi adquirido pelo diretório da Capital. Atualmente, conta com 12 internos sendo cuidados por uma equipe especializada. A proposta da Convenção é ampliar o atendimento, com a construção de mais um alojamento.

Esperança Rio teve participação especial

Uma grande ação evangelística está para acontecer na Praia de Copacabana, em 11 de Junho, com intuito de impactar o Rio de Janeiro com a Palavra de Deus, que será ministrada pelo pregador americano, Pr. Franklin Graham, filho do saudoso evangelista Billy Graham. O evento contará com uma Cruzada especialmente para crianças (Fest Kids), que ocorrerá no mesmo local, antes do início da Cruzada para toda a família.

Igrejas e Convenções de diversas denominações evangélicas estão se mobilizando em apoio, e a CEMAD não poderia ficar de fora. Durante a plenária, foi conferida oportunidade ao Pr. Flávio Ferreira, coordenador do projeto Vida e Testemunho, que distribui material e faz treinamento de líderes com propósito de mobilizar a igreja para a evangelização até o dia do evento. Mais informações: https://esperancario.com/

Lei de Proteção de Dados – igreja deve estar alerta!

Pr. Cláudio Dias discorreu sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018) e alertou sobre os riscos que a igreja pode correr se não se preparar adequadamente para se enquadrar nos requisitos dessa lei. Ele disse que a lei não se refere apenas à questão dos dados colhidos para cadastro de membros (tais como nome completo, endereço, identidade, CPF etc. – que agora precisam estar rigorosamente bem guardados e protegidos), mas também à divulgação de imagens de pessoas em cultos e eventos da igreja exibidos, por exemplo, em redes sociais.

Trata-se de um assunto grave, que merece toda atenção por parte dos líderes, para que a igreja não sofra sansões como multas e processos.

Programa de Proteção ao Ministro

Pr. Marcos Fernandes falou sobre o Programa de Proteção ao Ministro, da CEMAD, criado com a finalidade de prover assistência social, psicológica e atendimento em casos de crises ou que se façam necessários. “Queremos estabelecer um escritório, no Rio de Janeiro, para atender os ministros e vamos montar uma força-tarefa”, com equipe multidisciplinar, para que o obreiro se veja amparado pela Convenção, em diversas áreas.

Na ocasião, foi aprovado pelo plenário um aumento na anuidade para cobrir o seguro-funeral. Mesmo assim, de acordo com informação do Pr. Natanael, a anuidade da CEMAD permanece a menor de todas as Convenções.

AGO Nacional, em Junho, com ação humanitária

A Assembleia Geral da Convenção das Assembleias de Deus do Brasil (CADB), cujo presidente é o Pr. Samuel Câmara, acontecerá nos dias 16 e 17 de Junho, na igreja-mãe, em Belém do Pará, e as caravanas já estão se formando para este grande evento.

A novidade, porém, será a realização do Impacto Humanitário e Expedição dos Pioneiros em Melgaço, na Ilha do Marajó, onde os participantes sairão de Belém, no Navio Bom Jesus, no dia 13/Junho, e retornarão no dia 16, pela manhã. A programação completa e informações, você pode receber através do site da CADB: https://portalcadb.com/

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da CEMAD

GALERIA DE FOTOS

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da CEMAD

You may also like

More in:Brasil

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *