300 casais dizem sim nesta sexta-feira
Juntos há 47 anos, os aposentados Edevaldo Ferreira, de 76 anos, e Augusta dos Reis Ferreira, de 71 anos, são um dos 300 casais que oficializarão a união no Megacasamento Comunitário oferecido pela Prefeitura de São Gonçalo e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Depois de terem se casado no civil, em cerimônia realizada pela juíza da 3ª Vara de Família da cidade, Márcia Alves Succi, os noivos agora serão contemplados com uma grande festa no Clube Esportivo Mauá, nesta sexta-feira (27), às 18h.
Tudo começou com um amigo das minhas filhas. Em uma conversa nos falou que já tínhamos casado as nossas filhas e que tinha chegado a hora de nos casarmos. Ele foi procurar saber como fazíamos, mas estava muito caro para oficializarmos a nossa união. Foi quando ele descobriu o casamento comunitário. Faltando um dia para o término da inscrição, separamos os documentos necessários e meu esposo foi levar no Fórum no último dia. Quando chegamos para assinar os papéis foi uma surpresa para todos por conta da nossa idade, declarou a senhora Augusta Ferreira, que é mãe de duas filhas e tem dois netos.
O Megacasamento oficializou nos últimos dois anos, a união de mais de 700 casais gonçalenses. O projeto visa oficializar de forma gratuita a união de casais que, na maioria das vezes, já vivem juntos há muito tempo, mas não tiveram oportunidade de realizar o sonho de casar.
“Estamos resgatando valores e valorizando ainda mais as famílias. Ficamos satisfeitos em poder contribuir com a felicidade dessas pessoas que, de outra forma, não teriam condições de arcar com as despesas da cerimônia. O casamento comunitário é mais uma ação social do governo, no sentido da universalização dos direitos a famílias de baixa renda, declarou o prefeito Neilton Mulim.
De acordo com a coordenadora do projeto, Maura de Oliveira, os casais participaram de oficinas e cursos de etiqueta social, administração financeira do lar, marketing pessoal e curso básico para preparação de entrevista de emprego.