111 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL
Nos dias 18 e 19 de junho desse ano, aconteceu em Belém do Pará as festividades alusivas ao aniversário da maior igreja Pentecostal do Brasil, a Assembleia de Deus. Hoje no mundo inteiro, segundo dados do Google, o número de assembleianos é de aproximadamente 64 milhões de membros, e 363.450 ministros, estando eles divididos em 351.645 igrejas presentes em todos os países. Apenas no Brasil são cerca de 28 milhões de membros. Todo esse movimento teve início em Belém do Pará com a chegada de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, no dia 19 de novembro de 1910, quando aportaram naquela cidade para servirem, inicialmente, junto à Igreja Batista local, até que no dia 18 de junho de 1911 eles fundaram o movimento da Assembleia de Deus no Brasil.
Todo ano, no dia do aniversário de sua fundação, a igreja promove o evento da reconstituição da chegada dos missionários suecos à Belém. Como sempre tem acontecido desde o centenário em 2011. E como sempre tem acontecido, esse ano milhares de fiéis acompanharam a reconstituição e se reuniram em caminhada, relembrando o trajeto realizado pelos pioneiros no dia em que chegaram ao Brasil. O percurso começa na escadinha das Docas, passando pela Rua Presidente Vargas, até chegarem à Praça da República onde realizaram a primeira oração no Brasil. Gunnar Vingren e Daniel Berg vieram de Nova York no porão de um navio após terem recebido em profecia a ordem para pregar o evangelho no Pará. As dificuldades encontradas no caminho foram muitas, mas não suficientes para os desanimar.
O pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém e da CADB (Convenção da Assembleia de Deus no Brasil), que esteve no local, disse que cada ano a festa é diferente, mas a dos 111 anos foi especial por marcar o retorno das atividades após a pandemia. “O povo cresceu, Deus abençoou e nós vivemos um tempo em que a igreja não envelhece, é atual e aponta para o futuro”, celebra o líder.
Simultaneamente também aconteceu a Convenção da CADB que reuniu milhares de pastores de todo Brasil. O evento ocorreu no templo sede da Igreja Mãe, e também no Centro de Convenções Centenário da Assembleia de Deus. O Conselho Geral da Convenção se reuniu e escolheu por aclamação manter o Pr. Samuel Câmara como presidente para o biênio, tendo dessa vez, como vice-presidente nacional, o honrado pastor Celso Brasil, presidente da CEMAD (Convenção de Ministros da Assembleia de Deus) no Rio de Janeiro.
Em entrevista, o pastor Celso declarou a sua surpresa em ser indicado para a função de vice-presidente da CADB, mas que recebe com carinho a vontade de Deus para sua vida. A Assembleia Geral entendeu que, além de justa a oportunidade dada ao pastor Celso, sua figura como vice-presidente será fundamental para os dois grandes projetos da Convenção até 2024, que são a construção da Catedral Nacional da Assembleia de Deus, na cidade de Niterói, na orla daquela linda cidade, no Caminho Niemayer; e também a celebração do Centenário da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro, em 24 de junho de 2024, data escolhida também para a AGO da CADB. Grandes coisas estão por vir para o nosso Estado.
Acompanhe algumas fotos e vídeos desse lindo evento.
Excelente trabalho meus Caros.👏👏👏👏